Créditos: Reprodução

Os 12 jogos mais esperados do segundo semestre de 2021

Far Cry 6, Diablo 2: Resurrected, Forza Horizon 5 e Battlefield 2042 estão entre os jogos mais aguardados da segunda metade do ano

O primeiro semestre de 2021 foi movimentado na indústria dos games. Mesmo a escassez de consoles, não impediu que jogos exclusivos como Ratchet & Clank: A Rift Apart caíssem nas graças do público e para quem joga no PC, Resident Evil: Village é um dos grandes favoritos até o momento. O restante do ano reserva outros lançamentos de peso como Battlefield 2042 e FarCry6. Por isso, criamos uma lista com os 12 jogos mais esperados do segundo semestre de 2021, com data de lançamento confirmada. 

Conheça os melhores jogos para PC da primeira metade de 2021

Para respeitar as preferências de todos, elencamos os games em ordem aleatória. Além disso, títulos confirmados para este ano, mas sem data específica de lançamento, como Horizon: Forbidden West, foram deixados de fora da lista. Ao final, você pode participar de uma enquete e contar para a gente quais os jogos mais aguardados para a segunda metade do ano. Sem mais delongas, vamos a lista:

Deathloop

O jogo de tiro em primeira pessoa Deathloop, desenvolvido pelo Arkane Studios é uma proposta ousada,  que mistura Dishonored, humor e elementos Roguelike. O jogo será lançado no dia 14 de setembro para o PS5 e PC. Anunciado como exclusivo da Sony, a própria empresa já confirmou se tratar de uma exclusividade temporária.

A inovação de Deathloop mora no Gameplay. Cabe ao jogador descobrir por tentativa e erro a melhor forma de eliminar todos os inimigos em um único dia

O game coloca o jogador na pele de Colt, preso em um ciclo temporal na ilha de Blackreef. Para quebrar o ciclo de repetiçãoe morte, Colt precisa matar oito visionários em um único dia. A inovação do jogo mora na mora como o gameplay foi construído: em um mapa de mundo aberto, cabe ao jogador descobrir por tentativa e erro a melhor forma de eliminar todos os inimigos em único dia. São quatro distritos, The Complex, Updaam, Fristad Rock e Karl’s Bay, com inúmeras pistas e atalhos. 

Deathloop rodará em resolução 4k e a 60 quadros por segundo no Playstation 5, e a Arkane Studios comentou oferece mecânicas para não tornar o gameplay punitivo demais. Habilidades, armas e conhecimento adquirido durante uma rodada permanecem com o jogador, mesmo após a morte. Deathloop ainda apresenta um elemento online: a visionária Juliana, que invade o mapa de forma aleatória para caçar Colt.

O jogo será publicado pela Bethesda e deve ser um dos últimos títulos da empresa a ser multiplataforma. Além disso, mesmo antes do lançamento muitas especulações circulam sobre o qual será o futuro da franquia sob a tutela da Microsoft

- Continua após a publicidade -

Rainbow Six: Extraction

Tom Clancy's Rainbow Six: Extraction será lançado em 16 de setembro de 2021 para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC. O jogo é um multiplayer FPS coop para até três pessoas, desenvolvido pela Ubisoft Montreal. O novo game da popular franquia exigirá trabalho em equipe entre os operadores de elite de Raibow Six, a fim de derrotar a ameaça alienígena invadindo o planeta.

Rainbow Six: Extraction contará com inúmeros agentes disponíveis, cada um com habilidades diferentes. Além disso, se você morrer durante a missão, será necessário montar uma operação de resgate para salvar o seu operador. A Ubisoft Montreal não detalhou como funcionarão as missões de resgate, ou se existirá alguma mecânica de permadeath (morte permanente) caso o agente não seja resgatado. Durante a última apresentação, a empresa apenas comentou que: "Os jogadores devem estar preparados para arriscar tudo".

Diablo 2: Ressurrected

Não foi surpresa quando a Blizzard finalmente revelou Diablo 2: Resurrected durante a BlizzCon 2021. Em uma época onde remakes/remasters ganham tratamento de alta qualidade, acendendo a chama nostálgica dos fãs, a remasterização do clássico RPG lançado em 2000 é bem-vinda. Diablo 2: Ressurrected chegará para PC e consoles no dia 23 de Setembro, com gráficos renovados, resolução 4k, som surround 7.1, melhorias de interface, manejamento de inventário e progressão compartilhada entre plataformas.

Conheça os requisitos para jogar Diablo 2: Ressurrected no PC

Diablo 2: Ressurrected traz todo conteúdo e expansões do jogo original, além de progressão compartilhada entre plataformas

Diablo 2: Ressurrected traz todo conteúdo e expansões do jogo original. Além do modo Legado, para quem quiser saciar a nostalgia e jogar o remaster no computador com gráficos similares ao Diablo 2 original. Para quem joga no PC, os requisitos mínimos do jogo são: Windows 10, processador Intel Core i3-3250/AMD FX-4350, Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 660/AMD Radeon HD 7850 e 8GB de memória RAM. Além disso, a versão para PC de Diablo 2: Ressurrected estará disponível em múltiplos idiomas, incluindo português brasileiro.

- Continua após a publicidade -

Far Cry 6

A famosa franquia de jogos de tiro em primeira pessoa, que combina ação frenética e vilões icônicos: Far Cry, terá o sexto título lançado no dia 7 de Outubro, para os consoles Playstation, Xbox e também no PC. Temendo um "efeito Cyberpunk 2077", a Ubisoft tratou de revelar detalhes do gameplay de Far Cry 6 no dia 28 de maio, com bastante antecedência antes do lançamento, evitando surpresas indesejadas.

A cidade fictícia de Yara, local onde o enredo se desenvolve, promete ser o mundo aberto mais variado da franquia. Os jogadores travarão combates em florestas e, pela primeira vez, em ambientes urbanos densos, com ruas e prédios. As mecânicas do jogo serão variadas, com customização de carros, alta disponibilidade de armas, convencionais e algumas bizarras: como um lança foguetes equipado nas costas ou um lança-discos que atira CDs (tocando a música Macarena), além do crocodilo Guapo, que promete ser um aliado esfomeado e brutal.

A Ubisoft também revelou que durante as cutscenes, e alguns momentos específicos, você poderá observar a customização do protagonista em terceira pessoa. Outra novidade é a opção de escolher como protagonista homem ou mulher, com voz e atuação durante as cenas do enredo.

O vilão do novo jogo será Antón Castillo, interpretado pelo ator Giancarlo Esposito, o autoritário presidente de Yara, que utiliza as forças armadas do país para controlar a população. Durante o enredo Castillo tenta impedir o avanço da guerrilha rebelde Libertad, enquanto ensina seu filho Diego sobre como governar o povo.

Forza Horizon 5

A Playground Studios revelou o novo Forza Horizon 5, durante a apresentação da Xbox e Bethesda na E3 2021. O game será lançado no dia 9 de novembro para Xbox One, Xbox Series X|S e PC, além de estar disponível no dia do lançamento no Xbox Game Pass.

Ray Tracing será utilizado não apenas nos gráficos, mas também para aprimorar a experiência sonora do jogo que promete ser um dos melhores do ano

O quinto jogo da franquia se passa no México e, segundo a desenvolvedora, promete ser o maior e mais diversificado mapa de mundo aberto da franquia. O mapa trará desertos, selvas, cidades e ruínas históricas, praias e até um vulcão coberto de neve, além de muitos desafios e customização para os veículos. Os gráficos do jogo estão excelentes e a expectativa é grande para uma experiência imersiva, no jogo que promete ser um dos melhores do ano. Além disso, a Playground Studios afirmou estar utilizando o Ray Tracing não apenas nos gráficos, mas também para aprimorar a experiência sonora dos jogadores.

O modo multiplayer permitirá iniciar corridas em tempo real, além disso Forza Horizon 5 conta com um kit de ferramentas que permite aos jogadores personalizar e criar seus próprios eventos multijogador, dando ao usuário grandes possibilidades de interação.

Battlefield 2042

O nono jogo da franquia Battlefield será lançado no dia 22 de outubro para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S. Battlefield 2042 acontece durante uma fictícia terceira guerra mundial entre Estados Unidos e Rússia com elementos de combates futurísticos. A EA afirma que os combates no jogo serão plausíveis e que a desenvolvedora DICE, trabalhou para deixar o futuro representado no jogo em algo realista. 

Servidores de Battlefield 4 aumentam graças a jogadores ansiosos por Battlefield 2042

Com partidas de até 128 jogadores no PC e consoles da nova geração Battlefield 2042 promete ação frenética em mapas gigantes com muitos detalhes

O Multiplayer de Battlefield 2042 aparenta ser insano. Com partidas de até 128 jogadores no PC e consoles da nova geração, limitados para 64 nos consoles da antiga geração, a ação frenética com diversos veículos e armas corre solta por mapas gigantescos e altamente detalhados. O trailer animou tanto os fãs, que os servidores de Battlefield 4 voltaram a encher. Já está confirmado que bots serão utilizados para preencher o lobby  das partidas, caso o preenchimento demore para acontecer. Além disso a EA promete trazer mapas clássicos da franquia para Battlefield 2042.

Pelo trailer é complicado não ficar ansioso com o lançamento do jogo, a jogabilidade parece dinâmica e caótica, com muitos veículos diferentes e estratégias a serem utilizadas. Dentro do caos de uma guerra 128 jogadores lutam pela sobrevivência em um embate que aparenta não diminuir de velocidade nunca. Resta saber se práticas exageradas de monetização não irão amargar a experiência.

Tales of Arise

Tales of Arise é o novo jogo da popular franquia de JRPG. Com certeza um dos RPGs mais esperados do ano, o jogo foi anunciado em 2019 e deveria ser lançado em 2020. Porém, a pandemia acabou atrasando o desenvolvimento do jogo. Com data de lançamento marcada para 10 de setembro, Tales of Arise chega para  PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X | S e PC. 

Misturando elementos tradicionais de batalhas de turno com RPGs de ação, Tales of Arise é um título imperdível para quem gosta de um cast dinâmico com boas interações

Tales of Arise, traz uma bem-vinda melhoria gráfica com personagens mais detalhados e cenários belíssimos, além disso o gameplay traz a boa diversidade de combos e técnicas comuns para a franquia. Tales of Arise conta a história dos habitantes do planeta Dahna e a busca de sete protagonistas pela liberdade do regime autoritário de Rena. para quem gosta de boas interações entre os personagens, a franquia costuma entregar personagens interessantes e bem desenvolvidos.

Metroid Dread

Finalmente a protagonista Samus irá receber um novo jogo para sua história. Personagem é uma das grandes marcas registradas da Nintendo, entretanto a franquia na qual é a personagem principal estava parada há bastante tempo. Porém, durante a E3 de 2021 a Nintendo revelou a data de lançamento para Metroid Dread para 8 de outubro.

Metroid Dread é o primeiro jogo da série em 19 anos

Metroid Dread traz as características tradicionais da série Metroid com jogabilidade 2D side-scrolling e será um título exclusivo para o Nintendo Switch. Além disso, o game será o primeiro jogo da série a ser lançado em 19 anos. Sakamoto Yoshio, produtor de Metroid Dread, afirma que o game irá marcar o fim da relação entre Samus e os Metroids, trazendo ao fim um arco da história.

Marvel's Guardians of the Galaxy

Talvez o game da lista que nos deixa com o "pé atrás", principalmente pela péssima recepção obtida por Marvel's Avengers, Marvel's Guardians of the Galaxy será lançado no dia 26 de outubro, com uma experiência focada no enredo singleplayer e sem grandes aspectos online. O jogo desenvolvido pela Eidos-Montréal, chega para PC, Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4 e PlayStation 5 com a promessa de entregar uma experiência imersiva e que captura a essência do grupo de heróis mais peculiar da Marvel.

Square Enix confirma que Marvel Avengers vendeu menos do que o esperado

O gameplay o coloca no controle de Peter Quill, o Starlord. Será necessário utilizar a mobilidade do herói para derrotar inúmeros inimigos. Os restantes membros da equipe obedecem as ordens de Quill, criando a possibilidade de executar combinações nos inimigos. Infelizmente, pelo o que foi demonstrado nos trailers, a interação com outros membros da equipe se reduz a combos e não será possível controlar Gamora, Drax, Groot e Rocket, o que parece um enorme potencial desperdiçado.

Durante o decorrer da história, as escolhas de Quill irão alterar o desenrolar das missões e como os demais membros dos Guardiões enxergam o protagonista. Além disso, a Eidos-Montreal confirmou que microtransações e DLCs não estarão presentes no jogo. 

Dying Light 2: Stay Human

Mesmo após diversas trocas de estúdio e a saída de um dos principais roteiristas, Dying Light 2 Stay Human será finalmente lançado. O jogo de ação em primeira pessoa, que mistura jogo de tiro, sobrevivência e parkour será lançado no dia 7 de dezembro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X | S

Dying Light 2 Stay Human terá foco na narrativa e as escolhas do jogador irão influenciar a história

A desenvolvedora responsável pelo jogo, Techland, afirma que as escolhas do jogador, as amizades e facção apoiada irão moldar e influenciar a narrativa, alterando a progressão da história. Dying Light 2 Stay Human se passa 20 anos após os acontecimentos em Harran, no jogo o protagonista deve lidar com zumbis e três facções de humanos, além de bandidos que não seguem as leis dos grupos. Enquanto os humanos são a maior ameaça durante o dia, os mortos-vivos ganham a noite. Cabe ao jogador utilizar um arsenal de armas e habilidades, desbloqueadas conforme a interação com o game e utilizar suas habilidades de parkour para sobreviver aos novos perigos que o aguardam.

Para manter-se vivo será necessário muita estratégia, pois o jogo traz novos monstros que pretendem desafiar o jogador. Com comportamentos distintos, os monstros irão reagir de forma diferenciada ao ambiente, por isso será necessário tomar cuidado com sons, luz e a forma de encarar o perigo. Dying Light 2 Stay Human é um jogo muito aguardado e pelo que podemos observar, a Techland tem a intenção de superar as expectativas.

Kena: Bridge of Spirits

Produzido pela Ember Labs, Kena: Bridge of Spirits é um jogo aguardado pela sua estética similar à uma animação da Pixar e os elementos de gameplay que misturam exploração e aventura. O jogador controla a garota Kena, que precisa montar uma equipe de parceiros espirituais para alcançar um santuário sagrado.

Kena: Bridge of Spirits será lançado no dia 24 de agosto como exclusivo para o console Playstation 4, Playstation 5, chegando na mesma data também ao PC. A Ember Labs afirma que a viagem da jovem Guia Espiritual a levará em uma missão para descobrir a história em torno da morte da sua vila. "O jogo combina perfeitamente ação e narrativa em uma experiência inesquecível", comentou a desenvolvedora. 

Life is Strange: True Colors

A franquia Life is Strange receberá um novo título no dia 10 de setembro para PC, Playstation e Xbox. Nomeado como Life is Strange: True Colors, o jogo acompanha a trajetória de Alex, uma jovem que consegue ler emoções e observar as auras das pessoas ao seu redor. Mantendo a tradição da franquia, o game é dividido em capítulos, porém dessa vez todos os cinco capítulos serão lançados simultaneamente.

Life is Strange: True Colors é o primeiro jogo da franquia a trazer captura de movimento nas animações. Além disso, será possível customizar as roupas de Alex

Desenvolvido pela Deck Nine, o jogo traz avanços técnicos na parte gráfica e também de customização das roupas da personagem, sendo o primeiro jogo da franquia a trazer captura de movimento nas animações. Alex considera o seu dom uma maldição, mas precisará utilizar seus poderes para descobrir os mistérios de Haven Springs. A nova mecânica do jogo, chamada de "Nova" , permite Alex a observar as auras das pessoas e tentar influencia-las diretamente. Será necessário cuidado, pois auras muito fortes podem afetar o bem-estar físico e mental da protagonista.

Qual o seu jogo mais aguardado de 2021?

Dentro os inúmeros excelentes jogos serão lançados no restante de 2021, estes 12 são os destaques que estão no radar da equipe aqui no Adrena. Ressaltamos, os títulos não estão ordenados em ordem de melhor para pior e representam os gostos diversos da equipe.

Resta saber se todas as datas indicadas serão, de fato, mantidas e não teremos adiamentos surpresas, como o ocorrido com Tokyo Ghostwire recentemente. Caso você concorde ou discorde, conte para gente nos comentários e não esqueça de participar da enquete, que inclui outros títulos não presentes nesta lista.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.