Índice do Artigo

Games

Prévia: testamos a demo de PES 2022 – e a Konami ainda tem muito a fazer

Prévia: testamos a demo de PES 2022 – e a Konami ainda tem muito a fazer
Créditos: Konami

Sem muito alarde, a Konami liberou na última quinta-feira (24) uma versão demo do game PES 2022, com versões para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S|X.

Você pode localizá-lo nas lojas de aplicativos da Sony e da Microsoft sob o nome de New Football Game Online Performance Test. A ideia, segundo comunicados disponíveis nas mensagens do jogo, é permitir que os desenvolvedores tenham acesso a alguns testes de desempenho dos servidores.

Para os jogadores de Xbox há uma bonificação extra: ao responder uma pesquisa online você ganha nada menos do que 25.000 GP adicionados à sua conta no futuro. O teste ficará disponível entre os dias 24 de junho e 8 de julho de 2021. Baixamos, jogamos e revelamos aqui as nossas primeiras impressões.

PES 2022 marca estreia da Unreal Engine

PES 2021 foi uma espécie de “atualização” do PES 2020, sem muitas novidades. À época a Konami afirmou que preferia focar seus esforços na versão 2022 do jogo, que teria nova engine. No caso, sai de cena a Fox Engine e entra em campo a ótima Unreal Engine, que promete oferecer múltiplas possibilidades ao jogo.

Porém, não é o que vemos nessa primeira impressão. A versão demo serve apenas para testes de servidores, como já mencionamos. Os gráficos não estão acabados, efeitos sonoros – como narração ou cantos específicos das torcidas – não foram adicionados e mesmo em termos de movimentação há muitas limitações.

Em outras palavras, trata-se de uma versão “crua” e que dá poucas pistas sobre as melhorias prometidas pela empresa. Contudo, como esse é um trabalho em andamento e ainda não é hora de fazer julgamentos.

Entrando em campo no novo PES

Inicialmente apenas um modo de jogo está disponível: partidas online contra outros jogadores. Você pode escolher entre as opções “equilibrado”, que coloca frente a frente jogadores do mesmo nível, e “regional”, que privilegia aqueles que estiverem nas proximidades do seu ponto de conexão.

Estão disponíveis apenas quatro clubes: Manchester United (ING), Bayern Munique (ALE), Barcelona (ESP) e Juventus (ITA). Basta escolher uma equipe entre elas, procurar por um adversário e pronto: jogue uma partida simples e nada mais.

Os jogos ocorrem sem torcida, sem narração e praticamente só há cutscenes antes das partidas – e nenhuma delas focada na expressão do jogadores, o que a essa altura do campeonato deve ser proposital. Como esperado nesse momento, há falhas na resposta aos comandos, glitches na transição de cenas e tudo mais que se costuma ver em trabalhos em andamento.

O ritmo das partidas parece ser mais cadenciado se comparado à velocidade dos jogos anteriores. Entretanto, em uma experiência com gráficos sem polimento o efeito é contrário aqui: por vezes fica a sensação de que tudo ficou mais travado, mas talvez essa cadência seja justamente a proposta – ainda é cedo para dizer.

Foco nos servidores

Se a ideia da Konami era testar o desempenho dos servidores, então o resultado é satisfatório. Nas cinco partidas que disputamos, em nenhuma delas houve instabilidade na conexão – em somente uma delas o adversário saiu durante a partida, mas essa parece ter sido uma opção dele – afinal o placar estava em 3×0 ainda no primeiro tempo!

Ausente na E3 2021, a chegada de PES 2022 ainda que em sua versão alpha é um alento para os jogadores, uma vez que em anos anteriores já saberíamos ao menos uma possível data de lançamento.

Vale a pena?

A grande verdade é que New Football Game Online Performance Test acrescenta muito pouco aos jogadores habituais de PES. Além de não mostrar praticamente nada do potencial da próxima versão do jogo ainda deixa no ar uma sensação de que “as coisas não vão bem”.

Por mera curiosidade, vale o download. Se você faz questão de dar seu feedback para a Konami sobre as mecânicas de jogo, essa é também uma oportunidade. De resto, a sensação que fica é a mesma de assistir a um 0x0 pela Série B em uma partida de segunda-feira à noite. Vamos torcer para que as melhorias venham.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções