Índice do Artigo

Intel

11ª geração Core: as novidades do Rocket Lake-S e os modelos anunciados

11ª geração Core: as novidades do Rocket Lake-S e os modelos anunciados
Créditos: Divulgação: Intel

A Intel deu mais detalhes sobre a nova geração de processadores Intel Core da 11ª geração Core para desktops, codinome Comet Lake-S, em uma apresentação para a imprensa. As principais novidades incluem um aumento nas linhas PCIe disponíveis, os novos gráficos integrados Intel Xe, mais flexibilidade no suporte a frequências de memórias e novos recursos para quem quer mexer com OC.

Começando pelo suporte às memórias, enfim a Intel reduziu a diferença entre o que ela e a sua rival AMD oferecem aos consumidores. Agora os processadores podem ter suporte até 3200MHz de operação das memórias, isso nos modelos Core i9, Core i7 e Core i5. Modelos como o Core i3 e Celeron estarão limitados a até 2666MHz via suporte oficial.

Os chipsets também foram flexibilizados. Agora além do Z590, H570 e B560 também poderão ajustar as frequências das memórias para além do suportado pela Intel. Isso afeta também modelos anteriores, já que esses chipsets também suportam os CPUs da 10ª geração. O overclock do processador, porém, segue limitado aos modelos com final K.

Outra mudança é nas linhas PCIe e na tecnologia. Os processadores da 11ª geração Core introduzem a tecnologia PCIe 4.0 em sistemas Intel, além de trazer o suporte ao Resizeable BAR, algo que já vem aparecendo também em produtos de gerações anteriores. Também foi ampliada a quantidade de linhas PCIe disponíveis no processador de 16 para 20, algo que flexibiliza as configurações de SSDs, placas de vídeo e outras placas offboard que podem ser adicionados no sistema.

A conectividade também trouxe novidades relevantes. Agora a plataforma suporta o USB 3.2 Gen2x2, tecnologia que dobra a velocidade de transferência para impressionantes 20Gbps. Essa conexão já está presente em mainboards da geração anterior, porém era adicionada via um chip de terceiros. Também foi incluído o suporte ao Thuderbolt 4 e ao WiFi 6E.

Outra mudança importante são os gráficos. A empresa introduziu os Intel Xe com ganhos de performance de até 50% comparado à geração anterior. Além de trazer mais performance (algo que já testamos em dispositivos ultrafinos) essa iGPU tem funcionalidades de inferência e inteligência artificial, acelerando alguns ciclos de trabalho.

No overclock, temos novidades além do maior suporte em chipsets “não Z” na mudança dos clocks das memórias. A Intel melhorou o Extreme Tuning Utility, ampliando a variação de timmings disponíveis e com suporte à mudança de timmings e frequência sem necessidade de reiniciar o sistema operacional.

Também será possível fazer ajustes como habilitar o “Gear 2”, ou marcha 2, em tradução livre, que modifica a proporção da frequência de operação do Ring Bus com a controladora da memória, além de introduzir offsets para AVX2 e AVX-512, ou mesmo possibilitar desligar o AVX.

O line-up de produtos mantém uma organização semelhante ao que vimos na 10ª geração, porém com um retrocesso: agora o Core i9 não possui mais 10 núcleos, sendo reduzido para a configuração 8 núcleos e 16 threads, assim como é o Core i7. Abaixo temos todos os produtos dessa geração:

Em performance, a Intel espera um ganho de até dois dígitos percentuais em games, comparando o topo de linha da geração anterior, o Intel Core i9-10900K, versus o novo Intel Core i9-11900K. A comparação também se aplica aos produtos intermediários, como a comparação entre o Intel Core i5-10600K e o Intel Core i5-11600K.

Em ciclos de trabalho, a empresa afirma ter saltos mais significativos, chegando a 18% em edição de fotos, 60% no workflow de produção de vídeo, comparado a sua geração anterior. E mesmo versus a concorrência, o Intel Core i9-11900K entrega 35% mais desempenho na produção de vídeos e 14% mais desempenho em edição de imagens comparado a um AMD Ryzen 5900X, segundo testes internos da Intel.

A 11ª geração Core será introduzida no mercado no dia 30 de março, com a chegada dos processadores baseados em Rocket Lake-S, além da introdução das placas-mãe chipset 500. Esses processadores mantém o soquete LGA 1200 presente nos chipsets 400, porém algumas das novas funcionalidades estão atreladas ao uso de processadores da 11ª geração ou aos novos chipsets para se tornarem disponíveis.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções