TIGER LAKE e gráficos INTEL XE: o que dá pra jogar no Dell Inspiron?

Colocamos um notebook bastante compacto para ver se encara alguns games

A Dell atualizou sua linha de notebooks para uso cotidiano com a nova geração de processadores Intel, a 11ª geração codinome Tiger Lake, e nós vamos dar uma conferida no nível de desempenho que o Dell Inspiron 13 5000 tem para oferecer.

Site oficial Dell 13 5000

A principal novidade do modelo baseado nos 10 nanômetros é a introdução dos gráficos integrados Intel Xe, aspecto em que a Intel promete o maior salto de performance na nova geração. 

Especificações Dell Inspiron 13 5000

- Intel Core i5-1135G7
- 1x8GB memória RAM DDR4 @4267MHz (sem possibilidade de upgrade)
- 256GB armazenamento SSD NVMe M.2
- Tela de 13,3" FullHD antirreflexo, 95% sRGB WVA
- Placa de rede 802.11ac (WiFi 2x2) + Bluetooth 5.0
- Preço: R$ 5.999

- Continua após a publicidade -

Apesar de não ser um modelo para games, uma das melhores formas de medir ganhos de performance nos gráficos é arriscar alguns games. Por isso rodamos uma bateria de games mais leves, para ver se o Inspiron 13 5000 "se defende" em uma jogatina com algumas franquias mais acessíveis, e medir o nível de desempenho que ele é capaz de alcançar quando exigimos de seus gráficos.

Foi possível encarar alguns games, com o devido ajuste gráfico e pegando leve. Counter Strike Global Offensive pode ser jogado em 1280x720 com qualidade no mínimo e uma taxa de quadros superior a 60fps, enquanto Rocket League deu para ir em 1080p no modo performance. Em Fortnite, porém, os 8GB em single-channel se mostraram um gargalo e tanto, com o jogo dando muitos engasgos (stuttering) e ficando injogável.

Um ponto bastante positivo dessa nova geração do Inspiron é que não foi preciso elevar o notebook da mesa com algum acessório, como foi com o modelo anterior que testamos, devido  um mecanismo na dobradiça que eleva ele da mesa quando aberto. Assim forma uma fresta entre o notebook e o local onde ele está apoiado, melhorando em muito a circulação de ar.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.