Índice do Artigo

Hardware

Asus e Gigabyte acreditam que vendas de placas-mãe cairão 25% nesse ano

Asus e Gigabyte acreditam que vendas de placas-mãe cairão 25% nesse ano
Créditos: Imagem/ Reprodução Asus e Gigabyte

A indústria de placas-mãe deve sofrer um declínio de vendas neste ano, de acordo com projeções de duas fortes fabricantes no ramo, a Asus e a Gigabyte. A expectativa, de acordo com fontes do portal DigiTimes (via Tom’s Hardware), é de que ambas vendam cerca de 25% a menos em 2022 em relação ao ano passado. As companhias representam aproximadamente 70% do mercado de placas-mãe, então as quedas nas vendas significam uma fatia considerável do mercado em baixa. 

A expectativa da Asus para este ano é de uma queda de aproximadamente 24% nas vendas, segundo o DigiTimes. Já a Gigabyte pode sofrer um baque de cerca de 27%, em 2022. Neste cenário, a expectativa, de acordo com o portal, é de uma queda de cerca de 10 milhões de unidades vendidas de 2021 a 2022. 

Razões para a queda

Segundo as informações, a queda no setor de placas-mãe pode estar relacionada ao retorno dos estoques de GPUs. Isso porque ambas, Asus e Gigabyte, estavam oferecendo pacotes que englobavam GPUs e placas-mãe juntas, o que forçou um aumento indireto nas vendas de placa-mãe, já que em algum momento a demanda por placas de vídeo era tão alta que os consumidores se submetiam a estes formatos de compra. 

Outros componentes também foram comercializados em conjunto com as placas gráficas e houve até quem comprasse PCs montados pensando apenas nas GPUs. 

Agora, os níveis dos estoques das placas de vídeo parecem estar retornando à patamares saudáveis – com o encerramento de filas para compra em alguns modelos, inclusive – o que pode acarretar em um fim do formato de vendas casadas com outros hardwares. 

A expectativa pode mudar

Mudanças de panorama como um fim do conflito entre Rússia e Ucrânia, uma redução da inflação ou mesmo o retorno da mineração de criptomoedas podem contribuir para uma melhora no cenário de vendas de placas-mãe, apontam as fontes do DigiTimes.

Fatores diretamente relacionados, como a estreia dos processadores de 13ª geração da Intel ou dos AMD Ryzen 7000 e AM5 também podem fazer com que as vendas de placas-mãe sejam impulsionadas. 

 

Via: Guru3D, Tom’s Hardware, DigiTimes

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções