Índice do Artigo

Nvidia

Mineradores em festa: LHR das GPUs NVIDIA RTX 30 foi completamente desbloqueado

Mineradores em festa: LHR das GPUs NVIDIA RTX 30 foi completamente desbloqueado
Créditos: Shutterstock

Quando a Nvidia lançou sua placa de vídeo da arquitetura Ampere, com o Lite Hash Rate (LHR) sendo vendido como um “limitador antimineração” de Ethereum, o mundo sabia que era apenas uma questão de tempo até que alguém ou uma equipe quebrasse o bloqueio. A NiceHash, a empresa que projetou o software QuickMiner e o minerador Excavator, finalmente quebrou o algoritmo da Nvidia, liberando as placas de vídeo LHR para seu desempenho 100% de mineração de Ethereum.

Desde a introdução do LHR há um ano, muitos tentaram contornar o limitador anti-mineração. Softwares de mineração como o NBMiner conseguiram recuperar até 70% de desempenho em placas de vídeo LHR. Enquanto isso, outros programas como o T-Rex foram mais criativos e permitiram a mineração simultânea de duas criptomoedas distintas para fazer bom uso dos 30% restantes. Aproveitando as esperanças dos mineradores, uma equipe “obscura” lançou um suposto LHR Mining Unlocker, que acabou sendo malware. 

O QuickMiner suporta apenas o algoritmo DaggerHashimoto (Ethash) em seu estado atual. O software funciona bem no Windows, mas os mineradores do Linux terão que esperar até que o NiceHash habilite o suporte para o recurso. 

LHR pode ser desligado em quase placas de vídeo

O desenvolvedor disse que o QuickMiner pode desbloquear quase todas as placas de vídeo com arquitetura Ampere, as principais exceções são a GeForce RTX 3050 e a GeForce RTX 3080 12GB, que supostamente usam um algoritmo LHR mais recente (LHRv3). 

Os preços das placas de vídeo estão caindo e estamos começando a ver uma melhor disponibilidade nos varejistas, com algumas GPUs sendo vendidas no preço próximas ao preço sugerido (fora do do Brasil). Portanto, a chegada do QuickMiner não deve influenciar o estado atual do mercado, a menos que as grandes corporações queiram comprar tudo antes da transição do Ethereum para Proof-of-Stake (PoS), muitas vezes referido como “The Merge”. 

Vemos isso como improvável, considerando que a lucratividade atual, mesmo em um 3080 Ti, fica em torno de US$ 3,50 por dia e ainda precisaria de quase um ano para equilibrar as taxas atuais. Inicialmente agendado para junho, The Merge não será finalizado rapidamente, como o desenvolvedor do Ethereum, Tim Beiko, publicou no Twitter.

Será interessante ver se a Nvidia responde a isso com drivers atualizados ou implementa o LHRv3 nas GPUs restantes. No entanto, talvez não valha a pena o esforço neste momento, e todas as placas LHRv2 existentes e anteriores podem permanecer nos drivers atuais para um desempenho de mineração otimizado.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções