Índice do Artigo

Nvidia

NVIDIA afirma que comprando ARM vai estimular competição em consoles

NVIDIA afirma que comprando ARM vai estimular competição em consoles
Créditos: Mizter_X94 via Pixabay

A NVIDIA e a ARM estão tendo problemas em alguns aspectos do processo de aquisição da empresa britânica pela fabricando das GPU GeForce. Entre os entraves do negócio há os órgãos de FTC (Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) e CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados), que alegam que a movimentação da NVIDIA poderia sufocar a concorrência no mercado, por estar, segundo o argumento das entidades, concentrando muito poder na companhia. 

Conteúdo Relacionado
games/pc-games/nvidia-anuncia-dldsr-solucao-que-nao-depende-de-implementacao-via-software/" title="NVIDIA anuncia DLDSR, solução que não depende de implementação via software">
NVIDIA anuncia DLDSR, solução que não depende de implementação via software

NVIDIA anuncia DLDSR, solução que não depende de implementação via software

Para tentar convencer as autoridades, a NVIDIA e a ARM apresentaram alguns argumentos ao governo britânico, alegando que o negócio de 40 bilhões envolvendo a NVIDIA e a empresa britânica que desenvolve arquitetura de processadores não interfere na concorrência de mercado.  

No setor de consoles, a NVIDIA até pontua que compete, mas tem como principal argumento o fato de que, até então, a ARM não atua no mercado de consoles e nem fornece sua arquitetura para companhias que atuam. Segundo o relatório, a ARM, inclusive, não tem planos de competir neste mercado. 

Já a NVIDIA fornece SoCs semi-personalizados especificamente ao Nintendo Switch. Mas quem fornece os SoCs, exclusivamente, ao Xbox e PlayStation é a AMD. Assim sendo, não haveria conflito de interesse ou concentração de poder por parte da fabricante das GeForce neste setor. 

ARM está mais presente nos dispositivos móveis

Outro argumento apresentado pela NVIDIA é que, mesmo que quisesse entrar no setor de CPU para PCs e Consoles, seus principais concorrentes seriam Intel e AMD, e não a ARM.

A lógica da NVIDIA também aponta para o fato de que a companhia britânica está mais presente em SoC para dispositivos móveis. A ARM atua licenciando IP de CPU para companhias como Qualcomm e MediaTek, que, apesar de terem licença para atuar no setor de PCs, não representam parte significativa deste mercado, de acordo com o relatório

Por fim, a NVIDIA ainda afirma que a ” transação estimulará a concorrência nos consoles, pois a NVIDIA terá um incentivo para aprimorar o IP da ARM para competir com os chips x86 da Intel e da AMD”, argumenta a empresa no documento.

 

Via: PC Gamer, Gov UK

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções