Índice do Artigo

Intel

CPUs Intel Alder Lake têm o melhor desempenho no RPCS3, emulador de PS3

CPUs Intel Alder Lake têm o melhor desempenho no RPCS3, emulador de PS3
Créditos: ColdPC

Os processadores Intel Alder Lake que estão disponíveis já se mostraram bem promissores em vários testes diferentes. O i9-12900K é “melhor processador em qualquer arquitetura disponível” para o emulador de PlayStation 3, o RPCS3, segundo os próprios desenvolvedores. Em comparação com o i9-11900K, o Alder Lake topo de linha conseguiu 10 frames a mais.

Esse aumento de desempenho foi em God of War: Ascencion na área inicial do jogo. Ambos processadores estavam em 5.2 GHz, com AVX-512 habilitado e Hyper Threading desabilitado. Segundo a própria equipe do RPCS3, a 11ª geração de CPUs já é superior aos processadores AMD Ryzen baseados em Zen 3, então a “12ª geração faz a diferença ser ainda maior”.

Porém existe um detalhe, os núcleos eficientes (Gracemont) precisam ser desabilitados. “Se você está usando CPUs Alder Lake com RPCS3, tenha a certeza de desabilitar os núcleos pequenos, senão você estará perdendo muita performance”, disse a equipe do emulador no Twitter. Ao desabilitar os núcleos eficientes, é possível conseguir melhor desempenho com a instrução AVX-512, bastante necessária para se conseguir uma melhor emulação.

Não é a primeira vez que é recomendado desligar os núcleos pequenos dos CPUs Alder Lake. A própria Intel recomendou fazer isso para rodar alguns jogos com a proteção DRM Denuvo, enquanto eles não recebem uma correção oficial. Nesse caso, o jogo entendia que os núcleos grandes e pequenos são sistemas diferentes, causando crashes e travamentos, ou a impossibilidade de abrir um jogo. No caso do i9-12900K mencionado no tuite, são 8 núcleos a serem desativados.

Existem rumores de que os processadores da AMD que serão baseados em Zen 4 chegarão com suporte a AVX-512. Caso isso aconteça, será a primeira vez que uma arquitetura da AMD dará suporte a instrução e isso pode colocá-la em pé de igualdade com a Intel, no que diz respeito ao uso de aplicações com a instrução, principalmente na emulação de PS3, não ficando dependente somente do desempenho single core bruto para a emulação.

Via: WCCFtech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções