Índice do Artigo

AMD

CEO da MSI afirma que AMD pretende deixar placas-mãe X570 mais caras

Depois da AMD revelar os preços dos aguardados processadores Ryzen 3000 que vão estar disponíveis a partir de julho, boa parte dos consumidores ficou feliz não apenas pelo alto desempenho de cada um dos modelos, mas principalmente pelo custo final de cada produto. Entretanto esse sonho pode se transformar em pesadelo para quem procura dar um upgrade em seu sistema com a chegada das novas CPUs.

MSI lança placas-mãe Godlike, Ace e Creation com chipset AMD X570

Em entrevista para o Tom’s Hardware durante a Computex, o CEO da MSI, Charles Chiang, afirmou que as mainboards X570 serão mais caras, e mesmo seus modelos de maior custo-benefício terão valores mais altos do que a última geração de placas-mãe. Chiang ainda ressaltou que a AMD está mudando sua visão de mercado e que, com a chegada da chipset, planeja sair da condição de produtos mais “acessíveis” para se tornar uma marca “premium”.

A alteração nos preços finais dos produtos são justificada por uma série de fatores como a integração do PCIe 4.0, que aumentou o TDP das placas-mãe para 10W, em comparação aos 3W da geração anterior – X470. Esse ponto fez com que os os novos switches PCIe tivessem uma complexidade maior para entregar mais energia e também acarretou para a decisão de aumento nos preços. Outro ponto que acabou pesando no custo foi a produção do chipset, que antes era feita pela ASMedia, mas agora passou a ser feita pela própria AMD. Isso fez com que a empresa decidisse aumentar o preço de cada chipset, elevando o custo de produção. 

Por mais que a mudança seja ruim para o consumidor final, em questão de mercado, a AMD está realizando o procedimento correto para levantar os lucros de seus produtos que apresentam especificações mais altas mesmo com um custo mais baixo. Aumentar o seu lucro por meio das placas-mãe é a solução que a empresa encontrou de não fazer com que os processadores Ryzen 3000 se tornassem caros, mesmo com os seus recursos multi-threaded.

Vazamento da MSI revela mais duas placas-mãe com o chipset X570 da AMD

Charles ainda disse que a maioria das motherboard X570 já foram reveladas e muito provavelmente seguirão apresentando características mais high-end, como resfriamento ativo através de um ventilador e até heatpipe em alguns casos. Dessa forma o aumento nos preços será justificado também com as especificações das novas mainboards, que vão seguir a mesma linha das Z390 da Intel. Isso significa que teremos produtos melhores, com especificações mais altas e mais caros para o consumidor final.

De qualquer forma, o CEO da MSI lembrou que as placas X470 ainda estarão disponíveis no mercado como uma solução intermediária para quem não optar pela compra das X570. Além disso, os preços ainda estariam sob negociações e não estão definidos, o que indica que podemos ter pequenas alterações até o lançamento. Nada que as torne mais baratas, mas quem sabe mais acessíveis.


Créditos de imagem: TechpowerUp, VideoCardz, MSI

Fonte: Tom's Hardware | Via: TechPowerUp, Guru3D

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções