Índice do Artigo

Artigos

O que é conexão HDMI ARC e pra que ela serve?

Os televisores modernos hoje, em sua maioria, possuem uma ou mais conexões chamada HDMI ARC. Apesar de parecer uma porta HDMI comum para muitos, ela traz um recurso que facilita a vida de muita gente: um protocolo que faz com que dispositivos de áudio conectados na sua TV estabeleçam um canal inteligente com ela. Se você não entendeu muito bem, abaixo explicamos melhor.

YouTube video

HDMI ARC significa Audio Return Channel, ou Canal de Retorno de Áudio em português. Isto quer dizer que dispositivos de áudio conectados à sua TV por meio do ARC, seja um home theater ou uma sound bar, por exemplo, é identificado como um player de áudio e tratado como tal.

Exemplo: quando você ligar um PlayStation 4 à sua TV e estiver jogando nele, a conexão ARC irá enviar o som para o dispositivo de áudio conectado nesta porta ao invés de fazer o som sair pelos auto-falantes do televisor.

Veja como controlar dispositivos ligados à TV de maneira mais prática utilizando o CEC

Isto elimina a necessidade de uma ligação de áudio óptico ou analógico adicional.

Aí vai mais exemplos da função do HDMI ARC: ao utilizar esta porta, o televisor pode enviar o áudio recebido de uma fonte (por exemplo: uma set-top box ligada por cabo ao HDMI 1) para o sistema de som ligado ao HDMI ARC. 

Uma soundbar ligada à TV por meio do ARC pode ter seu volume aumentado pelo próprio controle da TV, já que o protocolo da ligação ARC entende que você quer um som mais alto. Também é possível que o som de um console seja reproduzido diretamente em dispositivos de áudio.

Ao ligar a TV em um Home Theater e um console na TV, o som do console, dos canais abertos, da TV à cabo e de qualquer outra coisa ligada na TV sairá pelo Home Theater (via HDMI-ARC). É possível controlar o volume dispositivo de áudio pelo controle remoto da TV.

É claro que para utilizar o HDMI ARC, seu televisor precisa possuir a tecnologia em uma das portas. Normalmente TVs que têm o ARC indicam isso em uma etiqueta. Também é necessário que os dispositivos que você conectar ao HDMI ARC sejam compatíveis com este protocolo.

Além disso tudo, lembrem-se que esta tecnologia é relativamente nova, então cabos HDMI muito antigos como das primeiras gerações podem não reconhecer o sinal ARC. 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções