Índice do Artigo

Artigos

Veja como controlar dispositivos ligados à TV de maneira mais prática utilizando o CEC

Quanto mais aparelhos eletrônicos você tem em casa, mais controles remotos você começa a acumular, não é mesmo? Mas existe uma opção para quem quer resolver esse problema de forma simples: através do CEC
O CEC atua como um controle de dispositivos domésticos. Ele é um recurso presente em qualquer cabo HDMI a partir da versão 1.0

Essa tecnologia pode sincronizar os comandos da sua TV com os seus dispositivos, como consoles ou home theathers. Isso acontece por meio de um protocolo que faz com que a troca de informações seja uma via de mão dupla: da TV para o dispositivo <-> do dispositivo para a TV. 

Um questionamento que fica no vídeo acima é de que o Xbox não possui CEC. O console tem funções de ligar a TV ou executar comandos de voz graças ao IR (infravermelho) do acessório Kinect. E quem não possui esse acessório utiliza os recursos semelhantes ao CEC via outros softwares.

Para utilizá-los, vá nas configurações do Xbox e indique qual é a marca e modelo da sua TV. Depois, é possível usar os comandos de voz e configurar ele pra ligar a TV quando você ligar o console, e vice-versa.

Descanse em paz: Sony e LG decretam a morte das TVs 3D

Cada fabricante de TVs resolveu dar seu próprio nome à tecnologia. Apesar disso, a maioria das televisões têm o mesmo padrão e são compatíveis com outros dispositivos.

Aqui vai exemplos de alguns nomes adotados pelas fabricantes:
Anynet (Samsung)
Aquos Link (Sharp)
Kuro Link (Pioneer)
CE-Link
e Regza Link (Toshiba)
RIHD (Remote Interactive over HDMI) (Onkyo)
Simplink (LG)
HDAVI Control, EZ-Sync
e VIERA Link (Panasonic)
EasyLink (Philips) 
NetCommand for HDMI (Mitsubishi)

A Sony, por exemplo, é uma das marcas que indica compatibilidade entre os dispositivos da marca BRAVIA. Mas há produtos dela compatíveis sim com outras marcas.

Samsung Lynk Reach é novo sistema interativo de TVs para hotéis

Então é por causa desse protocolo que ao ligar um player, seja Blue-ray, DVD ou até mesmo um PS4, a TV liga junto. E ao desligar a TV, os dispositivos também entram em “modo hibernação” ou desligam. 

Todo cabo HDMI a partir da versão 1.0 possui o CEC, mas é necessário que ambos aparelhos sejam compatíveis com o protocolo para que esse recurso seja utilizado.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções