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PC da Crise 2016 nos esteroides: ligamos uma R7 250 e colocamos o Dual Graphics pra trabalhar!

Logo após lançarmos o PC da Crise 2016 para Jogar Adrenaline, muitos comentários levantaram uma possibilidade que “ficou quicando” assim passamos a utilizar uma APU A8: e o dual graphics, não seria uma opção?

Para quem está familiarizado com o processo, o cascateamento de chips gráficos consistem em “unir forças” de mais de uma GPU para lidar com o processamento dos games. Esse recurso permite que façamos a combinação do chip gráfico dentro do A8 com um chip gráfico presente em uma placa de vídeo dedicada.

Porém o Dual Graphics não é “paçoquinha”. Tanto o Crossfire da AMD quanto o seu concorrente, o SLI da Nvidia, são recursos que dão um certo trabalho e tem alguns requisitos. O primeiro está ligado a forma como é feita a combinação das placas, hoje baseada na alternância.

Tanto SLI quanto Crossfire colocam as placas para trabalhar em conjunto de forma alternada. É mais ou menos o modelo “eu faço esse quadro, você faz o próximo”. Nesse arranjo, não tem sentido nenhum uma AMD Radeon Fury fazer um quadro e o coitado do A8 ter que se virar com o próximo, afinal a diferença entre os chips vai causar uma frequência inconstante na criação dos quadros e, como consequência, uma péssima fluidez no jogo. É importante destacar que essa é a forma como isso é feito na API atual, o Directx 11, já que o DX12 promete algo bem mais interessante: o trabalho conjunto de placas na mesma cena:

Não dá pra querer sair combinando qualquer placa. É preciso GPUs de performance semelhante (enquanto estivermos no DX11, ao menos)

É por isso que os AMD R7 Graphics presentes no A8 7650K de nossos testes precisam ter como “side-kick” alguém compatível, e é aí que entra a XFX R7 250 1GB. O modelo de entrada da AMD vem equipado com um total de 384 shaders com um total de 6 Compute Units, exatamente o que temos na iGPU do A8. A principal diferença acaba sendo o clock: enquanto os gráficos integrados ficam nos 720MHz, a R7 250 e sua estrutura dedicada pode levar a GPU a 1050MHz,

Não é só o processador e a placa de vídeo que precisam de alguns cuidados. A memória RAM também precisa equilibrar o desempenho da iGPU com a placa de vídeo e sua memória dedicada. Por isso, precisamos subir as memórias de 1600MHz para 1866MHz, caso contrário, o Catalyst nem nos permite usar o dual graphics. 

Como nos apontou o Alfredo Heiss, da AMD (figura que já esteve por aqui, em videocasts), a frequência mais alta das memórias também trazem um ganho interessante na iGPU em si, algo que testamos por aqui e nos entregou esse avanço:

Considerando que memórias de 1866Mhz e 1600MHz podem ser encontradas por preços muito próximos, é bom ficar de olho nesse diferencial quando for jogar em gráficos integrados.

Bom, com o sistema pronto, essa é nossa config para os testes:

– AMD A8-7600 – R$ 499
– ASUS A58 A58M-A/BR – R$ 303
– HD de 500GB Seagate Barracuda – R$ 268
– XFX R7 250 1GB – R$ 450
– 8GB (2x4GB) de memória RAM 1866MHz – R$ 320
– Fonte 350W –  R$ 144
– Tela, mouse e teclado reaproveitados de PCs velhos – R$ 0 

Custo total estimado desse PC: R$ 1.984

  

 

Galera perspicaz vai notar que no vídeo usamos a XFX R7 250 de 1GB mas no artigo colocamos a de 2GB. Por que? Porque por algum motivo muito louco a de 1GB está mais cara…  (Edit: como o pessoal bem observou, a diferença de preço acontece pela tecnologia usada nas memórias. O modelo de 2GB utiliza DDR3, enquanto o de 1GB vem em GDDR5)

Hora de jogar!

YouTube video

O dual graphics, como toda tecnologia de escalonamento de placas, tem seus altos e baixo. É só conferir esses dois benchmarks para perceber como o resultado varia, com um salto de 70% em Bioshock, mas de meros 25% em Terra-Média: Sombras de Mordor:

 

Tecnologias de SLI e Crossfire são mais inconsistentes que soluções com apenas um chip gráfico. Eles dependem de drivers otimizados e tem desenvolvedora de game que nem parece preocupada em implementar esse recurso, caso de Just Cause 3 e o Bugman Batman. Nos momentos em que a tecnologia funcionou bem, nos garantiu performance para jogar com mais fluidez e qualidade, mas não temos essa segurança todo o tempo.

Outra questão é o investimento. Para pegar a R7 250, gastamos pouco mais de 400 reais. A Geforce GTX 750 Ti, em sua versão de 1GB, já aparece na casa dos 500 reais, e a de 2GB, a mesma da série do PC Baratinho que aparece no benchmark acima, sai por valores entre 600 a 700 reais. Se colocarmos na balança a relação entre custo e benefício, e principalmente a questão de estabilidade do sistema e drivers, parece ser mais interessante partir de uma vez para a GTX 750Ti.

Pesquisa de preços feita em 20/01. Até você terminar de ler essa frase, o preço provavelmente já subiu

Outra possibilidade: uma APU mais forte

Uma corrente forte nos comentários do artigo anterior, além do aumento de frequência das memórias, foi pelo uso de uma APU mais forte. Gastar 130 reais a mais por um A10 7850K foi a sugestão dada pela galera, ou ainda mais interessante, um A8 770K por apenas 20 reais a mais.
 

 

 

A8 7600

 

 

A10 7700K

 

 

A10 7850K

 

Núcleos de Processamento

4

4

4

Arquitetura

Steamroller

Steamroller

Steamroller

Frequência

3.1GHz

3.4GHz

3,7GHz

Turbo

3.8GHz

3.8GHz

4.0GHz

Overclock

Não

Sim

Sim

Gráficos integrados

Radeon R7

Radeon R7

Radeon R7

Shadders

384

384

512

Frequência de iGPU

720Mhz

720Mhz

720Mhz

Preço

R$ 499

R$ 520

R$ 630


Vocês tem razão na parte de que essas APUs são opções mais interessantes, mas na hora dos games não mudariam muita coisa. Explico: praticamente em todos os games do primeiro artigo ficou evidente que nossa limitação é a iGPU. Os gráficos integrados não deram conta, e a Radeon R7 operou praticamente em 100% o tempo todo, mostrando que ela era nosso limitante. Partir para o A8-7700K nos dá a possibilidade de overclocks e uma CPU com frequência mais alta, mas na GPU temos a mesma R7 Graphics com 384 shadders e operando a 720MHz, o que significa que pouco mudaria no desempenho dos jogos. O A10-7850K já é mais consistente, e além de nos entregar uma performance mais alta de CPU e possibilidade de overclock também nos traz gráficos integrados com um total de 512 shadders, também operando em 720MHz. Em termos práticos, porém, o investimento de mais 130 reais não traz um retorno tão alto em desempenho, e lembre-se que nosso objetivo aqui é ser muito econômico.

Na relação entre custo e ganho de performance, temos menos de 10% de ganho, algo que o pessoal do Anandtech também observou. Se considerarmos o investimento, acaba não compensando a troca por essa APU mais potente.

Conclusão

O dual graphics é uma tecnologia interessante quando consegue operar próximo do mundo ideal: com 400 reais conseguimos em alguns momentos praticamente dobrar o desempenho do sistema. O problema é o “quando consegue”. Se você pretende combinar chips gráficos, ao menos no DirectX 11, é preciso estar preparado para encontrar muito mais bugs e inconsistências que a experiência com apenas uma GPU.

No final, quase gastamos o mesmo que um PC Baratinho, mas o resultado foi bem menos interessante

Outro fator que para mim tornou a entrada da R7 250 em algo pouco interessante é seu custo. Encontrá-la na casa dos 400 reais desmotiva a combinação, afinal basta “segurar um pouco mais” e juntar 600 reais para começar a encontrar produtos muito mais convincentes. Baseado no que vi, prefiro muito mais partir para uma R7 370 ou a própria GTX 750Ti do “irmão mais rico” de nosso site, o PC Baratinho. São 200 reais a mais, mas estamos falando de quase o dobro de desempenho, e um salto de um HD/médio inconsistente para um FullHD/médio e alto bem mais consolidado.

Por isso, quando voltarmos a fazer testes com os futuros lançamentos. Faz muito mais sentido experimentar o A8 7600. Se é para aumentar o orçamento, vamos de PC Baratinho pois a experiência faz mais sentido. E falando nisso, Rise of Tomb Raider que se prepare, pois já começamos os testes! 

 

 

 

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