- Publicidade -

Jogando na Starlink: será que a rede de satélites do Elon Musk serve pra jogar?

Experimentamos a performance da Starlink em cenários exigentes de performance

A galera do Mundo Conectado instalou um Starlink e nós aproveitamos que tinha uma porta de rede "dando sopa" e conectamos um cabo pra ver como se sai a "rede de Elon Musk" em alguns testes exigentes, afinal, nós gamers somos chatos quando o assunto é conexão com internet.

Site oficial da Starlink

A Starlink é a conectividade com internet oferecida pela SpaceX, companhia estadunidense de sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações. O objetivo do serviço é fazer a internet chegar a lugares atualmente inacessíveis devido a falta de infraestrutura para conectar regiões ao barebone da internet. 

Se não há estrutura física, o Starlink busca compensar essa deficiência através de uma especialidade da SpaceX: satélites. São hoje 2.300 satélites de baixa órbita dando conectividade à internet para 32 países, incluindo o Brasil. Essa constelação de satélites - literalmente esse é o nome desse tipo de arranjo, não estamos sendo piegas - já tem 12.000 unidades como alvo e a SpaceX já busca a liberação de mais 30.000 unidades para ampliar ainda mais seu alcance.

Eles se comunicam com antenas dos consumidores operando na frequência KA (entre 26.5 GHz e 40 GHz), semelhante às ondas milimétricas do 5G, que são as frequências mais velozes da Terra, hoje. No Brasil, o 5G usará as ondas milimétricas na faixa de 26GHz. 

- Continua após a publicidade -

E como isso funciona? Uma boa forma de ver isso em ação é o site Starlink.sx. Nele você pode ver as estruturas utilizadas, desde a posição dos satélites de baixa órbita, os gateways em solo que se comunicam com eles e os pontos de presença, locais onde o sinal que veio das antenas dos consumidores, passaram pelo satélite, foram mandados para os gateways e enviados para os pontos de presença enfim se conectam com o backbone "tradicional" da internet.

Nesse vídeo nós mostramos desde como é feita a compra, quanto custa, como é instalado, como funciona e também mostramos a performance da Starlink.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

- Publicidade -

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.