- Publicidade -

Intel Core i5-12400F: uma H610 já aguenta o tranco?

Fizemos um gameplay pra mostar o desempenho dessa CPU (e se uma mainboard básica aguenta)

Galera de olho em uma boa relação entre custo e performance muitas vezes mira nos modelos Intel Core i5 final 400. Esses modelos não tem tantos núcleos quanto os Core i7 e i9 nem as frequência tão altas ou o overclock dos modelos final K, mas em contrapartida costumam entregar um bom nível de desempenho por um custo acessível. 

Neste vídeo vamos fazer dois testes em conjunto. O primeiro é ver o Core i5-12400F em ação, para conhecer sua performance. O segundo é um experimento: para o usuário buscando um PC para games acessível, será que o chipset H610, o mais modesto da família Intel Core da 12ª geração, já dá conta de manter o 12400F em alta performance? 

Uma H610 dá conta de um Core i5-12400F?

Para esse comparativo teremos uma referência interessante. Já fizemos uma live, combinando esse processador com uma placa-mãe bem mais robusta. O CPU ficou a maior parte do tempo na casa dos 4GHz, e qualquer desvio desse padrão pode ser um sinal que usar uma mainboard mais limitada está atrapalhando o desempenho do processador.

Para esse teste vamos colocar em ação uma H610 da ASUS, o modelo Prime H610M-E D4, para dar uma olhada em como um projeto mais modestão encara as demandas energéticas do Core i5 de entrada. Outro ponto interessante é que vamos usar essa bancada com suporte ao DDR4, que vem sendo a tecnologia mais acessível e que faz sentido para o perfil de máquina custo x benefício que estamos montando com esse experimento.

- Continua após a publicidade -

A única coisa que vai destoar no sistema e a placa de vídeo. Vamos com a GeForce RTX 3080 Ti modelo Founders Edition. O motivo de uma configuração tão desbalanceada é garantir que a GPU "cuspa" uma quantidade infinita de quadros, forçando que o limitador do sistema seja o Core i5-12400F. Assim conseguiremos ver claramente o limite desse processador.

Especificações do sistema:

- Processador Intel Core i5-12400F
- Cooler Box
- Placa-mãe ASUS Prime H610M-E D4
- Memórias Kingston Fury 2x8GB @3200MHz DDR4 CL18
- Fonte Cooler Master V850
- Bancada aberta

- Continua após a publicidade -

Tempos:

00:00 - Introdução
01:01 - Bancada de testes
08:46 - COD:Warzone
13:47 - PUBG
15:22 - Rainbow Six Siege
16:29 - Introdução
19:56 - Elden Ring
21:58 - Fornite
24:25 - Teste de estresse

Esse vídeo é só um "tira-gosto" do que está por vir. Estamos fazendo testes robustos com uma quantidade mais expressiva de modelos de processadores e de placas-mãe com o objetivo de ver mais a fundo como é essa interação ente CPUs de mais e menos performance combinados com mainboards mais ou menos robustas em alimentação e estabilidade na energia. Fiquem de olho no site e no canal para quando esse artigo for publicado!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

- Publicidade -

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.