Índice do Artigo

Intel

Intel Core i5-12400F: uma H610 já aguenta o tranco?

Galera de olho em uma boa relação entre custo e performance muitas vezes mira nos modelos Intel Core i5 final 400. Esses modelos não tem tantos núcleos quanto os Core i7 e i9 nem as frequência tão altas ou o overclock dos modelos final K, mas em contrapartida costumam entregar um bom nível de desempenho por um custo acessível. 

Neste vídeo vamos fazer dois testes em conjunto. O primeiro é ver o Core i5-12400F em ação, para conhecer sua performance. O segundo é um experimento: para o usuário buscando um PC para games acessível, será que o chipset H610, o mais modesto da família Intel Core da 12ª geração, já dá conta de manter o 12400F em alta performance? 

Para esse comparativo teremos uma referência interessante. Já fizemos uma live, combinando esse processador com uma placa-mãe bem mais robusta. O CPU ficou a maior parte do tempo na casa dos 4GHz, e qualquer desvio desse padrão pode ser um sinal que usar uma mainboard mais limitada está atrapalhando o desempenho do processador.

Para esse teste vamos colocar em ação uma H610 da ASUS, o modelo Prime H610M-E D4, para dar uma olhada em como um projeto mais modestão encara as demandas energéticas do Core i5 de entrada. Outro ponto interessante é que vamos usar essa bancada com suporte ao DDR4, que vem sendo a tecnologia mais acessível e que faz sentido para o perfil de máquina custo x benefício que estamos montando com esse experimento.

A única coisa que vai destoar no sistema e a placa de vídeo. Vamos com a GeForce RTX 3080 Ti modelo Founders Edition. O motivo de uma configuração tão desbalanceada é garantir que a GPU “cuspa” uma quantidade infinita de quadros, forçando que o limitador do sistema seja o Core i5-12400F. Assim conseguiremos ver claramente o limite desse processador.

Especificações do sistema:

– Processador Intel Core i5-12400F
– Cooler Box
– Placa-mãe ASUS Prime H610M-E D4
– Memórias Kingston Fury 2x8GB @3200MHz DDR4 CL18
– Fonte Cooler Master V850
– Bancada aberta

Tempos:

00:00 – Introdução
01:01 – Bancada de testes
08:46 – COD:Warzone
13:47 – PUBG
15:22 – Rainbow Six Siege
16:29 – Introdução
19:56 – Elden Ring
21:58 – Fornite
24:25 – Teste de estresse

Esse vídeo é só um “tira-gosto” do que está por vir. Estamos fazendo testes robustos com uma quantidade mais expressiva de modelos de processadores e de placas-mãe com o objetivo de ver mais a fundo como é essa interação ente CPUs de mais e menos performance combinados com mainboards mais ou menos robustas em alimentação e estabilidade na energia. Fiquem de olho no site e no canal para quando esse artigo for publicado!

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções