Índice do Artigo

CPU BOOST: Cooler importa para aumentar desempenho do processador?

Muitas vezes, recebemos a seguinte situação aqui no Adrena: a pessoa compra seu processador, olha as especificações e estão lá os clocks Base e Boost. Quando o CPU é colocado para trabalhar, aquele clock Boost que você viu não acontece. É por isso que, neste vídeo, vamos explicar o que está acontecendo – e por que “não atingir aquele Boost” não é necessariamente um problema. 

Vamos começar do início: o processador tem que o chamamos de frequência/clock Base, que é onde ele vai operar no seu valor mínimo, em modo ocioso, por exemplo. Já o Boost, na contramão, é o máximo, em tese, que o processador vai chegar. No entanto, não vai ser naquela gameplay em que você quer uma alta taxa de quadros que essa frequência máxima vai acontecer – nem será em todos os núcleos – em uma situação normal. O processador normalmente vai trabalhar em uma janela de frequência entre os dois extremos, mas não necessariamente vai chegar ao Boost máximo, visto que isso acontece em cenários bastante específicos e ideais.

Em momentos iniciais, é até mais comum vermos frequências mais altas, visto que o processador ainda está em uma temperatura mais baixa. A partir do momento em que a CPU vai esquentando, as janelas para ele dar um Boost maior vão diminuindo. 

Colocando uma solução de resfriamento melhor, seu processador terá mais margem para alcançar frequências mais altas – não necessariamente o clock máximo

O Boost máximo, de maneira geral, vai acontecer em um cenário em que você não está em uma aplicação multithread. A partir do momento em que você está em uma situação programada para acontecer em somente um núcleo, sem possibilidade de espalhar as tarefas entre os núcleos, processadores modernos da AMD e Intel vão tentar acelerar ao máximo esse núcleo para que ele termine o trabalho o quanto antes. Em outros momentos, o nível de resfriamento do processador vai permitir que ele tenha mais margem e estabilize em frequências mais altas. 

Se preocupe caso seu CPU estiver operando abaixo da frequência Base

É válido comentar que os testes realizados no vídeo tiveram como base apenas processadores AMD. Até temos uma situação especifica dos componentes AMD em vídeo, chegando a ultrapassar o clock Boost, graças à tecnologia Precision Boost da empresa. No entanto, também fizemos testes com CPUs Intel e a conclusão geral é a mesma. 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções