Índice do Artigo

PC Games

Forza Horizon 5 no PC Baratinho: rodamos até em 4K!

Enfim o Xbox Series X ganhou um game de corrida para fazer esse hardware brilhar. Forza Horzion 5 é a nova edição do popular jogo de corrida da Playground Games, com destaque para as belíssimas paisagens do México como moldura para os belos gráficos dos veículos do game.

Como se trata de um game de mais de uma geração, ou seja, também vai estar disponível no Xbox One,o que nos dá uma esperança que ele rode bem mesmo em computadores mais limitados. Porém, olhando as recomendações, até que a desenvolvedora está exigente! Os hardwares mínimos incluem:

– Processador: Intel i5-4460 ou AMD Ryzen 3 1200
– Memória: 8 GB de RAM
– Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 970 ou AMD Radeon RX 470

Essas recomendações fazem com que nossos PC guerreiros estejam fora das recomendações, como é o caso do nosso PC Baratinho e também nosso sistema operando apenas com gráficos integrados, codinome PC da Crise. As máquinas que usamos contam com as seguintes configurações:

PC da Crise:

– Processador AMD Ryzen 3 3200G
– Gráficos integrados no CPU Vega 8
– Placa-mãe ASUS A320M-K/BR
– 2x8GB DDR4 Teamgroup T-Force Vulkan @3000MHz
– Fonte de 300W SFX 80 PLUS

 PC Baratinho:

– Intel Core i3-10100F
– 2x8GB DDR4 TeamGroup @2400MHz
– Asus Prime H410M
– Zotac GeForce GTX 1050 Ti Mini
– Fonte Cooler Master V550 MWE

Começando pelo nosso PC limitado aos gráficos integrados, infelizmente o teste mais interessante não foi possível de fazer. Apesar da compatibilidade com consoles como o Xbox One nos tornar otimistas sobre o nível de performance que conseguiríamos com uma Vega 8, as infelizmente bugs de drivers nos impediram. O game recomenda abrir com a versão Adrenalin 21.11.1, porém instalar esse driver faz nosso computador baseado no AMD Ryzen 3 3200G parar de usar a placa de vídeo corretamente, passando a reconhecer nossa GPU com um hardware de vídeo genérico. Usar a última versão estável, a 20.10.2, faz com que o jogo crash ao abrir. Infelizmente, ficamos em uma “sinuca de bico”, no cenário atual.

Já o PC Baratinho, a coisa muda de figura. O Intel Core i3-10100F (4 núcleos e 8 threads) está bastante acima do Core i5-4460 (4 núcleos e 4 threads), e sobrou em nosso testes para alcançar taxas de quadros na casa dos 80fps. Mas quem surpreendeu de verdade foi a GTX 1050 Ti. A placa alcançou sem dificuldade mais de 60fps em 1080p com nível de qualidade baixo, e ainda rodava acima dos 30fps com folga quando mantivemos o FullHD e qualidade alta.

O problema é o serrilhado. Forza Horizon 5 tem vários pontos positivos nos gráficos, mas mesmo nos consoles mais potentes, o serrilhado é o principal defeito gráfico perceptível. Em 1080p ele é bem perceptível, mesmo usando o MSAA em 2x e combinando com o FXAA. Mas é aí que o jogo surpreende ainda mais.

Colocamos em 4K mantendo o pre-set do alto, e a GTX 1050 Ti conseguiu impressionantes 22fps! Com essa resolução bastante elevada, é perceptível como o antisserilhado é muito reduzido comparado ao gameplay em 1080p, porém não temos uma taxa de quadros suficiente para jogar. É aí que entra a resolução dinâmica, recurso em que o jogo reduz a quantidade de pixels sendo renderizada para buscar mais performance. E aqui o resultado é excelente. 

A GTX 1050 Ti consegue rodar estável em 30fps com a escala de resolução dinâmica, conseguindo um bom balanço entre performance e redução do serrilhado. O resultado é facilmente um dos jogos que rodou com melhor qualidade gráfica e estabilidade em nosso hardware de entrada.

Mas com gráficos tão avançados, também não poderíamos deixar de testar como ele roda em um hardware high-end, com gráficos no Extremo e resolução 4K nativa. Para possibilitar que Forza Horizon 5 brilhe com o máximo de intensidade, usamos o PC dos Sonhos Adrenaline, que conta com as especificações abaixo.

PC dos Sonhos:

– AMD Ryzen Threadripper 3990X – site oficiallink da análise
– MSI CREATOR TRX40 – site oficial
– Cooler MasterLiquid ML360P Silver Edition – site oficial 
– 4x16GB T-Force XTreem ARGB CL16 – site oficial
– Gainward GeForce RTX 3090 Phantom GS – link da análise
– Team Group Cardea Z440 PCIe 4.0 1TB / Team Group Cardea II PCIe 3.0 1TB – site oficial 
– Seagate Barracuda 10TB – site oficial
– Cooler Master V1000 Platinum – site oficial
– Cooler Master Cosmos C700M – site oficial

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções