Gameplay com o mais potente Alder Lake! Intel Core i9-12900K em games!

Como oito núcleos de performance e oito de eficiência se saem em games? Veja o teste!

O Intel Core i9-12900K é o processador topo de linha da Intel para desktops na 12ª geração Intel Core, codinome Alder Lake-S. Ele traz a configuração de oito núcleos de alto desempenho com Hyperthreading e oito núcleos de eficiência, o que totaliza 24 threads. Esse processadores contam com frequências máximas bastante elevadas, podendo alcançar 5.2GHz em cenário single-thread, mas também contam com as evoluções dos núcleos Core, com ganho médio de 19% de IPC comparado aos Cypress Cove dos modelos da 11ª Geração Intel Core.

Para esse gameplay vamos usar uma bancada robusta compatível com um processador exigente como o 12900K. Entra em ação uma placa-mãe baseada no novo chipset, o Intel Z690. Esse é o chipset indicado para um processador final "K" da linha Alder Lake-S, pois é ele que libera a possibilidade de overclock. Nesse teste vamos usar a ASUS ROG Maximus Z690 Hero, uma mainboar bastante capaz de entregar alimentação e estabilidade para esse CPU. Outra novidade do sistema é o uso de memórias DDR5, algo introduzido pelos processadores Alder Lake-S. Nessa bancada vamos usar um kit Kingston Beast 5200MHz CL40, com um total de 32GB (2x16GB). Como costumamos fazer em nossos vídeos de gameplay, configuramos as memórias para operar dentro da configuração com suporte oficial das fabricantes, colocando ela para opera em 4800MT/s nesse vídeo.

Os Alder Lake-S representam enfim uma grande mudança na arquitetura da Intel, que tem visto a evolução dos processadores da concorrências, os AMD Ryzen, e que enfim responde com uma mudança mais radical em sua tecnologia. A 12ª geração Intel Core mexe em múltiplas frentes, atualizando a plataforma para tecnologias mais modernas como as memórias DDR5, o PCI Express 5.0 e, principalmente, traz uma nova aposta com uma arquitetura de processamento híbrida.

- Continua após a publicidade -

Bancada dos testes

- Intel Core i9-12900K
- ASUS ROG Ryujin II 360
- ASUS ROG Maximus Z690 Hero
- Kingston Beast 5200MT/s CL40 32GB (2x16GB) configurada a @4800MT/s
- Fonte 850V

Games testados

00:00 - Introdução
00:23 - Bancada e tecnologias
06:34 - Call of Duty Warzone
08:57 - Rainbow Six Siege
10:45 - Red Dead Redemption 2
13:06 - Counter Strike Global Offensive
14:50 - Conclusão

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.