Vamos fazer nosso próprio Steam Deck e testar o desempenho

Se a Valve não manda um, fazemos o nosso próprio com black jack e... improvisos

A Valve tem distribuído o Steam Deck para desenvolvedores e começamos a ver imagens de games rodando no portátil da empresa. Com mais gente tendo acesso ao hardware, também começa a aparecer eventualmente alguns testes de desempenho do portátil.

Como o dispositivo não tem previsão de aparecer aqui no Brasil, vamos fazer nosso próprio Steam Deck pra ver como é a arquitetura AMD dimensionada para baixo. Mas para criarmos nosso dispositivo, primeiro temos que entender como é o da própria Valve.

As configurações do Steam Deck são:

- Processador: AMD Zen 2 4 núcleos e 8 threads, 2.4-3.5GHz (até 448 GFlops FP32)
- Chip gráfico: 8 RDNA 2 compute units, 1.0-1.6GHz (até 1.6 TFlops FP32)
- RAM: 16 GB LPDDR5 (5500 MT/s quad 32-bit channels)
- Armazenamento: 64GB eMMC, SSDs de 256GB e 512GB NVMe PCIe Gen 3
- Tela: 7" 1280x800 (16:10) 60Hz LCD
- Audio: 3.5mm stereo jack
- Batteria: 40WHr (autonomia estimada de 2 a 8 horas)
- Saída de vídeo (dock): até 4K 120Hz / 8K 60Hz
- Conexões (com dock): microSD card, USB 2.0 e 3.1, HDMI, DisplayPort
- Connectividade: 2.4GHz / 5GHz Wifi, Bluetooth 5.0

Não temos como recriar alguns elementos, a começar pelo chip gráfico. A AMD só disponibilizou no mercado "monte você mesmo" modelos baseados em gráficos Vega, mesmo os mais modernos AMD Ryzen 5000G. Também não temos uma combinação de gráficos integrados e processadores Zen2 no mundo dos desktops. O jeito foi tentar chegar o mais perto, e então vamos desabilitar um Ryzen 7 5700G para metade de suas estruturas, resultando em um quad-core com 8 threads.

- Continua após a publicidade -

Na GPU vamos compensar a mais antiga arquitetura Vega na base da força bruta. Vamos ter 4x vezes mais núcleos computacionais comparado as 2 Compute Units. O interessante é que como temos alguns benchmarks vazados, rodamos Shadow Of The Tomb Raider nessa configuração e atingimos uma taxa de quadro apenas 10% mais alta que a tela publicada, indicando que não estamos passando tão longe.

Na memória não tem como montar um sistema quad-channel com esses hardwares atuais, mas podemos dar a memória mais rápida que conseguimos. Entram em ação as memórias Kingston Fury Renegade operando em 5000MHz, algo que não deixa ela longe dos 5000MT/s apesar da menor quantidade de 

Com o TDP bastante reduzido também foi possível piorar bastante o resfriamento de nosso SoC, então fizemos uma gambiarra digna do Doutor Frankenstein e colocamos a estrutura de resfriamento de um Athlon antigo com um blower preso com um elástico, tentando piorar bastante o arrefecimento e aproximar mais das condições limitantes de um portátil.

No fim dessa jornada, nosso Steam Deck é composto por:

- Continua após a publicidade -

- AMD Ryzen 7 5700G (4/8 núcleos e threads, boost limitado a até 3,6GHz e 15W no TDP)
- Estrutura metálica do cooler box de um Athlon misturada com um blower de notebook preso por um elástico
- 2x 8GB Kingston Fury Renegade @5000MHz CL20 DDR4
- Gigabyte X570S Aero G
- Cooler Master V850 Plus

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.