Humankind: testamos o game no estilo Civilization em nossos PCs baratos!

Game já está disponível no Game Pass

Galera fã de games no estilo Civilization, os games 4x (eXplorar, eXpandir, eXtrair e eXterminar), ganhou uma nova opção: Humankind, desenvolvido pela AMPLITUDE Studios e distribuído pela Sega, promete uma nova abordagem para o gênero clássico onde o jogador lidera uma civilização através de toda a evolução das civilizações humanas.

Link para compra na Steam
Link para compra na Epic Store
Link para o Xbox Game Pass de PC

A vantagem de um game no estilo de Humankind, para a galera com o hardware mais sofrido, é que esse gênero não é nem um pouco exigente em taxas de quadros. Como se trata de um jogo por turnos, em que você nem precisa de velocidade de resposta, dá para levar o gameplay para os limiares do aceitável, arriscando até os 12 quadros mínimos para uma ilusão de movimento. 

Para nossos testes, vamos começar com o nosso hardware mínimo:

- Processador AMD Ryzen 3 3200G
- Gráficos integrados no CPU Vega 8
- Placa-mãe ASUS A320M-K/BR
- 2x8GB DDR4 Teamgroup T-Force Vulkan @3000MHz
- Fonte de 300W SFX 80 PLUS

- Continua após a publicidade -

E no teste inicial fica evidente o grande gargalo desse jogo: a placa de vídeo. Humankind é pesadinho para o chip gráfico, e mesmo na configuração mínima não conseguimos jogar o game em FullHD e uma taxa constante acima dos 30fps. Em contrapartida, como falamos, esse gênero é bem menos exigente em taxas de quadros, e mesmo oscilando na casa dos 25fps, é bem possível jogar o game.

Ficamos nessa situação porque se do lado da taxa de quadros esse gênero é permissivo, quando o assunto é resolução, não. Humankind mantém a tradição de outros games do estilo e tem uma interface carregada de informações, com overlays quando você passa o mouse sobre algum elemento, com caixas e mais caixas de descrições. O próprio mapa tático tem uma grande quantidade de informações, com pequenos detalhes indicando a presença de algum recurso ou mesmo algum acidente geográfico que vai influenciar no deslocamento de suas unidades. Baixar a resolução torna muito mais difícil perceber todos esses detalhes e ler todas essas interfaces.

Com o Ryzen 3 3200G não dando sinais de estar no limite, fizemos um upgrade na placa de vídeo. Entra em ação a GeForce GTX 1050, um dos primeiros modelos acima da performance dos gráficos integrados e de várias placas que você não deveria comprar. Esse chip da Nvidia é especialmente popular em notebooks gamers, e já dá um belo ganho comparado ao que os gráficos Vega 8 tem para oferecer.

Já conseguimos um gameplay acima dos 30fps em qualidade intermediária e em FullHD, tornando possível jogar Humankind com um bom nível de qualidade e uma boa fluidez. Assim fica evidente que o jogo não é muito exigente em fatores como processador e memórias, mas o chip gráfico precisa de um nível básico de desempenho para dar conta do recado.

- Continua após a publicidade -

Humankind já está disponível para compra na loja da Steam e na Epic Store, além de estar incluído no Game Pass para PC. Para quem já perdeu algumas centenas de horas em Civilization ou boardgames de estratégia, definitivamente é um game que merece uma conferida, pois trás as mecânicas consagradas do gênero misturado com algumas novas abordagens.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.