Índice do Artigo

Hardware

Humankind: testamos o game no estilo Civilization em nossos PCs baratos!

Galera fã de games no estilo Civilization, os games 4x (eXplorar, eXpandir, eXtrair e eXterminar), ganhou uma nova opção: Humankind, desenvolvido pela AMPLITUDE Studios e distribuído pela Sega, promete uma nova abordagem para o gênero clássico onde o jogador lidera uma civilização através de toda a evolução das civilizações humanas.

Link para compra na Steam
Link para compra na Epic Store
Link para o Xbox Game Pass de PC

A vantagem de um game no estilo de Humankind, para a galera com o hardware mais sofrido, é que esse gênero não é nem um pouco exigente em taxas de quadros. Como se trata de um jogo por turnos, em que você nem precisa de velocidade de resposta, dá para levar o gameplay para os limiares do aceitável, arriscando até os 12 quadros mínimos para uma ilusão de movimento. 

Para nossos testes, vamos começar com o nosso hardware mínimo:

– Processador AMD Ryzen 3 3200G
– Gráficos integrados no CPU Vega 8
– Placa-mãe ASUS A320M-K/BR
– 2x8GB DDR4 Teamgroup T-Force Vulkan @3000MHz
– Fonte de 300W SFX 80 PLUS

E no teste inicial fica evidente o grande gargalo desse jogo: a placa de vídeo. Humankind é pesadinho para o chip gráfico, e mesmo na configuração mínima não conseguimos jogar o game em FullHD e uma taxa constante acima dos 30fps. Em contrapartida, como falamos, esse gênero é bem menos exigente em taxas de quadros, e mesmo oscilando na casa dos 25fps, é bem possível jogar o game.

Ficamos nessa situação porque se do lado da taxa de quadros esse gênero é permissivo, quando o assunto é resolução, não. Humankind mantém a tradição de outros games do estilo e tem uma interface carregada de informações, com overlays quando você passa o mouse sobre algum elemento, com caixas e mais caixas de descrições. O próprio mapa tático tem uma grande quantidade de informações, com pequenos detalhes indicando a presença de algum recurso ou mesmo algum acidente geográfico que vai influenciar no deslocamento de suas unidades. Baixar a resolução torna muito mais difícil perceber todos esses detalhes e ler todas essas interfaces.

Com o Ryzen 3 3200G não dando sinais de estar no limite, fizemos um upgrade na placa de vídeo. Entra em ação a GeForce GTX 1050, um dos primeiros modelos acima da performance dos gráficos integrados e de várias placas que você não deveria comprar. Esse chip da Nvidia é especialmente popular em notebooks gamers, e já dá um belo ganho comparado ao que os gráficos Vega 8 tem para oferecer.

Já conseguimos um gameplay acima dos 30fps em qualidade intermediária e em FullHD, tornando possível jogar Humankind com um bom nível de qualidade e uma boa fluidez. Assim fica evidente que o jogo não é muito exigente em fatores como processador e memórias, mas o chip gráfico precisa de um nível básico de desempenho para dar conta do recado.

Humankind já está disponível para compra na loja da Steam e na Epic Store, além de estar incluído no Game Pass para PC. Para quem já perdeu algumas centenas de horas em Civilization ou boardgames de estratégia, definitivamente é um game que merece uma conferida, pois trás as mecânicas consagradas do gênero misturado com algumas novas abordagens.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções