Monitor com tamanho de TV vale a pena? AORUS FV43U Gaming Monitor

Será que quanto maior, melhor?

Não é raro aparecer nos comentários aquela dúvida entre "compro uma TV para jogar, ou um monitor?". Por um lado, as televisões tem a vantagem de displays amplos, mas ficam devendo algumas características de monitores como mais conexões, como a DisplayPort, ou cuidados em tempos de resposta e taxas altas de atualização. O monitor que vamos dar uma olhada hoje, o AORUS FV43U Gaming Monitor, junta as duas coisas: é um monitor, e tem uma tela gigantesca!

Tela grande no PC?

Quem está pensando nessa abordagem precisa cuidar algumas coisas. A primeira é a resolução: se você vai pegar uma tela gigantesca para jogar e trabalhar, você precisa de uma densidade e pixels maior para que a imagem não traga uma sensação de baixa definição.

Isso é uma questão de percepção, afinal FullHD é a mesma contagem de pixels seja em uma tela de 23 ou 43 polegadas, mas quando você aumenta a área do display, por consequência aumenta o tamanho dos pixels, e essa redução na densidade de pontos por centímetro quadrado traz uma sensação de baixa definição, e pior qualidade, da imagem.

Tem outro motivo para isso ser crítico, nesse nosso cenário de monitor gigante: você vai ficar mais próximo do monitor, isso agrava ainda mais a percepção da densidade de pixels. Uma tela de 43 polegadas FullHD a vários metros de distância não é uma experiência ruim, mas como estamos falando de um monitor, e que possivelmente vai ficar a um ou dois metros do usuário, cada pixel vai parecer enorme, e a impressão é que a resolução é baixíssima, mesmo sendo 1080p.

Outro motivo complicado quando você cogita usar uma tela grande, especialmente uma TV, como display pro seu PC, são questões técnicas como tempo de resposta. A maioria dos televisores tem o foco principal na qualidade da imagem, e muitas usam grandes quantidades de pós-processamento para melhorar nitidez, cores e contrastes, o que adiciona uma latência maior na exibição de cada frame. Esse milissegundos não fazem a menor diferença quando estamos vendo um programa, transmissões esportivas ou filmes, mas em games isso muda porque temos um feedback: assim que você dá o comando no mouse ou no controle, o atraso será perceptível e pode arruinar a experiência.

- Continua após a publicidade -

E por fim, outra coisa que você tem que ficar de olho é a conectividade. O DisplayPort é um padrão muito mais eficiente em termos de suporte a tecnologia, quase sempre sendo o primeiro a possuir suporte a novos padrões de resolução, taxas de atualização, suporte a profundidade de cores, tecnologias como atualização variável... o HDMI eventualmente alcança, mas muitas vezes um computador high-end vai estar bastante à frente da curva nesses aspectos, e não ter o DisplayPort, algo que praticamente sempre acontece nas TVs, pode ser um gargalo.

AORUS FV43U

Nesse vídeo testamos um produto que tenta trazer todas essas qualidades que muitas vezes estão restritas aos monitores menores para uma tela de porte do nível de uma televisão. O AORUS FV43U é uma tela de 43 polegadas que traz um conjunto de tecnologias de um monitor gamer topo de linha, e montamos ele para testar a experiência de ter um display tão grande para computador.

Site oficial AORUS FV43U Gaming Monitor

Especificações Principais

- Continua após a publicidade -

- Painel de 43 polegadas VA
- U (2560x1440) com 144Hz de atualização
- Acabamento fosco antirreflexo
- 97% DCI-P3, 150% sRGB, 99% AdobeRGB
- 750cd/m² de brilho, pico de 1000 cd/m²
- 4000:1 relação de contraste
- Resposta de 1ms MPRT
- HDR no padrão Vesa HDR1000
- Conexões: 2x HDMI 2.1 e 1x DisplayPort 1.4 DSC

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.