PC MINÚSCULO e com performance: Intel NUC com Tiger Lake!

Testamos a nova geração do projeto compacto da Intel
Por Diego Kerber 22/05/2021 15:52 | atualizado 22/05/2021 15:52 Comentários Reportar erro

Os NUC são projetos de computadores supercompactos baseados em tecnologia Intel. Esse PCzinhos tem uma placa-mãe de apenas 10 x 10cm, uma redução considerável comparado a um mini-ITX e seus 17 x 17cm de tamanho. 

O conceito de muitos desses dispositivos é de serem barebone, aqueles computadores que chegam semi-prontos, mas que o usuário faz a customização final. Essa abordagem normalmente é usada para redução de custos, além da maior versatilidade para o consumidor escolher como quer configurar a máquina.

Site oficial Mini PC Intel NUC 11 Pro NUC11TNKv7

Recebemos para testes a versão mais moderna do NUC baseado na 11ª geração Intel Core, codinome Tiger Lake, mais especificamente o NUC 11 Pro NUC11TNKv7. Esse modelo é compatível com múltiplos CPUs, e nosso modelo de testes vem com o Intel Core i5-1135G7. Ao invés de um processador para desktop convencional, os NUCs usam a implementação para ultrafinos e notebooks da tecnologia da Intel.

Site oficial do Intel Core i5-1135G7

- Continua após a publicidade -

Isso é interessante por trazer uma boa relação entre performance e aquecimento, algo relevante para um dispositivo que busca ser compacto. Esse CPU é um competente quad-core com 8 threads, com TDP configurável desde os 12W até 28W, com frequência base em 2.4GHz podendo ir a até 4.2GHz e turbo boost. Por ser um Tiger Lake, ele vem equipado com a microarquitetura SuperFin em 10 nanômetros. Esse é um processador 

Os gráficos, por sua vez, são os Intel Xe, e aqui a escolha por um modelo para computador compacto vai se mostrar uma boa pedida. As implementações para desktops dos gráficos integrados da Intel são mais restritas nos CPUs para computadores de mesa, com no máximo 32 Unidades de Execução em muitos dos modelos. Já a versão para ultrafinos vai mais longe, com até 96 UE em modelos Core i7, e no nosso testes temos um total de 80 UE.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.