Monitor 144Hz, 1ms e QuadHD mais acessível? Testamos o Gamemax GMX34CKXQ

Será que o modelo gamer se sai bem trazendo specs top por preço mais acessível?
Por Diego Kerber 28/03/2021 14:59 | atualizado 28/03/2021 15:00 Comentários Reportar erro

O Gamemax GMX34CKXQ é um monitor gamer com especificações elevadas, como taxa de atualização de 144Hz, tempo de resposta de 1ms, tela de 34 polegadas ultrawide curva e suporte a tecnologias como HDR400, G-SYNC e FreeSync. Outro mérito é seu preço: ele chega por um custo sensivelmente mais baixo que rivais com essas especificações, como o CoolerMaster GM 34-CW que testamos recentemente.

Site oficial Gamemax GMX34CKXQ

Especificações técnicas

- Painel: 34" TFT, 3440x1440 @144Hz, 21:9
- Tempo de resposta: 1ms (MPRT)
- Ângulo de visão de 178º
- Alcance de cores de 16.7M Cores 8-BITS
- 125% do sRGB
- Curvatura 1500R
- Hub com 4 portas USB 3.0
- Saídas de vídeo: 2x HDMI 2.0 e 2x DisplayPort 1.4
- Suporte com ajuste de altura de 11cm
- Compatível com HDR 400, G-Sync, FreeSync, AdaptiveSync, Filtro de luz azul
- Alto falante: 6W (2x alto falantes de 3W)

O monitor combina especificações muito interessantes: tela ampla, formato curvo, 1ms de resposta, 144Hz de atualização e alta resolução QuadHD

- Continua após a publicidade -

Começando pelas impressões com o design, o produto da Gamemax  em geral tem acertos. O HUB USB com quatro portas na traseira é sempre útil para facilitar a conexão de alguns periféricos, e há uma boa quantidade de conexões, sendo duas HDMI e duas DisplayPort. É bom ficar de olho que a conexão HDMI não tira todo o potencial do monitor, dê sempre preferência ao DisplayPort. Ele é compatível com encaixe VESA, uma boa pedida para quem usa braços articulados.

Mas há algumas economias frente a outros modelos, como por exemplo no ajuste do pedestal que vem com ele. É possível regular a altura com variação de até 11cm, e também pode ser mudado o ângulo vertical em XX graus, porém não há nenhuma rotação horizontal. Também não há um organizador de cabos e a fonte é externa.

Agora olhando para o que importa, que é o painel, o Gamemax GMX34CKXQ é um modelo dos grandes, com tela de 34 polegadas ultrawide ele é muito confortável para jogar e também trabalhar, possibilitando um amplo campo de visão nos games e uma área útil para trabalhar ampla, comportando duas janelas lado a lado com definição de pixels sobrando.

Painéis VA tem mais distorção da imagem dependendo do ângulo de visão, e isso é perceptível no Gamemax

- Continua após a publicidade -

O painel VA tem o defeito típico dessa tecnologia: os ângulos de visão. Dependendo de seu posicionamento em relação a tela, há uma perceptível distorção na imagem, especialmente no eixo vertical. Esse problema acaba sendo menos relevante devido ao display curvo e 1500R: esse formato de tela já é pensando em um usuário no centro focal durante o uso, então não faz muito sentido usar uma tela curva e ficar usando de forma muito angulada o display.

Além dos ângulos de visão, o painel VA não chega a níveis de saturação de cor como um IPS. O modelo da Gamemax não alcança também o brilho e a saturação de modelos como o Cooler Master já mencionado ou o Alienware, mas está em um nível bastante satisfatório.

Se por um lado o VA tem desvantagens em algumas características, algo que ele costuma viabilizar são exatamente os pontos fortes desse modelo: a performance. Cm um taxa de atualização de 144Hz e tempo de resposta de 1ms, o GMX34CKXQ é muito bom de ser usado para jogar, que é sua principal função. Em games competitivos é perceptível a fluidez das imagens e a responsividade dos games, com a taxa de quadros alta garantindo que não acontecerão problemas como ghosting.

O monitor tem suporte ao Adaptive-Sync, conseguindo dessa forma fazer uso tanto do AMD FreeSync, se pareado com placas da série Radeon RX 200 ou mais recentes, e G-Sync via compatibilidade em placas GeForce GTX 10 ou mais recentes.

A navegação pelos menus é feita por um único seletor e, como acontece bastante nesse tipo de interação, é um tanto frustrante. Há uma curva de aprendizado para entender o que avança e o que retorna nas interfaces que, em geral, tem uma interface bastante básica. Dá pra fazer o necessário, mas "sem muito estilo", digamos assim.

Uma das coisas que mais me desagradou foi a limitação de configurações. Essa interface faz o básico, porém tem algumas situações curiosas: o adaptive-sync está disponível, o HDR também. Mas não as duas coisas ao mesmo tempo, forçando o usuário escolher entre o uso da tecnologia de grande alcance dinâmico que torna a imagem mais interessante, ou entre o adpative-sync que é crucial para os gamers jogando em altas taxas de quadro. Quando você habilita essas tecnologias também surgem restrições em outros ajustes, com até mesmo o brilho não podendo mais ser ajustado.

O Gamemax GMX34CKXQ tem reduções frente a rivais com especificações semelhantes, como o ASUS ROG Strix XG35VQ e o Cooler Master GM34-CW, em termos de qualidade de imagem e elementos de design, porém quando colocamos em perspectiva o preço, acho a proposta desse produto muito interessante.

O Gamemax GMX34CKXQ traz algumas restrições, mas mantém os elementos principais pra quem quer um monitor amplo para games, com um preço mais competitivo que rivais diretos

Apesar de perder nesses elementos, ele mantém o mais importante, como alta resolução do display - tem modelos com 34 polegadas FullHD, algo que não é interessante por causa da baixa densidade de pixels -  a alta taxa de atualização e o baixo tempo de resposta, além de manter um nível de qualidade suficiente em termos de saturação de cor e brilho, por exemplo, sem cometer erros graves como vazamento de luz. 

Por manter os elementos principais, esse modelo consegue entregar por um preço mais acessível o mais relevante de uma boa experiência com um monitor gamer, trazendo grande porte e formato ultrawide por um preço que produtos rivais vão estar limitados a telas menores e no formato 16:9, tornando ele um bom custo x benefício para esse perfil de produto.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.