Z590 chegaram: uma olhada na Gigabyte Vision G e Aorus Master!
Novos modelos trazem suporte a 11ª geração Intel CoreCom a chegada de uma nova geração Core, também vem um novo chipset. A linha Intel Z590 é a topo de linha para os novos processadores da 11ª geração Core, codinome Rocket Lake-S. Ela mantém o soquete LGA 1200 e tem suporte aos processadores da 10ª geração, mas também traz novidades próprias.
A principal mudança está relacionada ao suporte de tecnologias novas. A Z590 combinada com os novos processadores são os primeiros modelos da Intel a ter compatibilidade com o PCIe 4.0. Também houve novidades nas linhas, que foram expandidas para 20 no processador comparado aos 16 da geração anterior.
Site Oficial Gigabyte Z590 Vision G
Recebemos dois modelos da Gigabyte/Aorus com perfis bem diferentes. Da linha da Gigabyte temos a Z590 Vision G, com um perfil voltado aos criadores de conteúdo e profissionais, enquanto a Z590 Aorus Master tem o perfil bem conhecido por aqui: o entusiasta de hardware que quer uma placa robusta e repleta de recursos.
Começando pela Gigabyte Z590, de cara chama a atenção o design com detalhes na cor branca e cinza. O foco dessa placa é produtividade, então ela tem grande quantidade de slots para expansão, como um total de até 4 slots para SSDs M.2 e três slots PCIe x16.
A conectividade também é caprichada, com um total de duas portas USB Tipo-C já operando na tecnologia USB 3.2 Gen2x2, que atinge transferências de até 20Gb/s. Além dela temos quatro portas USB 3.2 de primeira geração, outra porta USB 3.2 Gen2 mas essa no formato Tipo-A e mais duas portas USB no tradicional USB 1.0/2.0. Fechando o conjunto, também há um conector para porta USB 3.2 Gen2x2 para o painel frontal.
A alimentação de energia e resfriamento nesse região é reforçada, pronto para dar suporte a um processador em alta carga de trabalha e até mesmo abrir margem para overclock, mas esse assunto é o ponto forte para o modelo Aorus.
Site oficial Z590 Aorus Master
A Z590 Aorus Master é um modelo para entusiastas buscando levar processadores Intel Core de 10ª e 11ª geração ao limite. Ela possui um sistema de alimentação de 18+1 fases e dois conectores de oito pinos para entregar energia extra ao processador. O sistema de resfriamento na alimentação é reforçado com heatpipes e várias estruturas para reduzir o aquecimento nos MOSFETS e demais componentes na região responsável por estabilidade e alimentação do processador.
Apesar de possui um pouco menos de slots comparado a Vision G, a Aorus Master ainda traz uma boa quantidade. São ao total três slots M.2 e três PCIe 4.0. Essa placa também conta com dois conectores USB 3.2 Gen2x2, sendo um no padrão tipo-C na traseira e um conector para painel frontal, dentro da placa.
Ela também conta com seletor de BIOS físico para facilitar a alternância e também debug LED e outros recursos que esperamos de um modelo avançado, como o reforço com um backplate e um belo sistem de LEDS RGB.
Tanto a Gigabyte Vision G quanto a Z590 Aorus Master estarão disponíveis no mercado brasileiro através dos principais varejistas online.
Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?