Z590 chegaram: uma olhada na Gigabyte Vision G e Aorus Master!

Novos modelos trazem suporte a 11ª geração Intel Core
PUBLIEDITORIAL

Com a chegada de uma nova geração Core, também vem um novo chipset. A linha Intel Z590 é a topo de linha para os novos processadores da 11ª geração Core, codinome Rocket Lake-S. Ela mantém o soquete LGA 1200 e tem suporte aos processadores da 10ª geração, mas também traz novidades próprias.

A principal mudança está relacionada ao suporte de tecnologias novas. A Z590 combinada com os novos processadores são os primeiros modelos da Intel a ter compatibilidade com o PCIe 4.0. Também houve novidades nas linhas, que foram expandidas para 20 no processador comparado aos 16 da geração anterior.

Site Oficial Gigabyte Z590 Vision G

Recebemos dois modelos da Gigabyte/Aorus com perfis bem diferentes. Da linha da Gigabyte temos a Z590 Vision G, com um perfil voltado aos criadores de conteúdo e profissionais, enquanto a Z590 Aorus Master tem o perfil bem conhecido por aqui: o entusiasta de hardware que quer uma placa robusta e repleta de recursos.

- Continua após a publicidade -

Começando pela Gigabyte Z590, de cara chama a atenção o design com detalhes na cor branca e cinza. O foco dessa placa é produtividade, então ela tem grande quantidade de slots para expansão, como um total de até 4 slots para SSDs M.2 e três slots PCIe x16.

A conectividade também é caprichada, com um total de duas portas USB Tipo-C já operando na tecnologia USB 3.2 Gen2x2, que atinge transferências de até 20Gb/s. Além dela temos quatro portas USB 3.2 de primeira geração, outra porta USB 3.2 Gen2 mas essa no formato Tipo-A e mais duas portas USB no tradicional USB 1.0/2.0. Fechando o conjunto, também há um conector para porta USB 3.2 Gen2x2 para o painel frontal.

A alimentação de energia e resfriamento nesse região é reforçada, pronto para dar suporte a um processador em alta carga de trabalha e até mesmo abrir margem para overclock, mas esse assunto é o ponto forte para o modelo Aorus.

Site oficial Z590 Aorus Master

- Continua após a publicidade -

A Z590 Aorus Master é um modelo para entusiastas buscando levar processadores Intel Core de 10ª e 11ª geração ao limite. Ela possui um sistema de alimentação de 18+1 fases e dois conectores de oito pinos para entregar energia extra ao processador. O sistema de resfriamento na alimentação é reforçado com heatpipes e várias estruturas para reduzir o aquecimento nos MOSFETS e demais componentes na região responsável por estabilidade e alimentação do processador.

Apesar de possui um pouco menos de slots comparado a Vision G, a Aorus Master ainda traz uma boa quantidade. São ao total três slots M.2 e três PCIe 4.0. Essa placa também conta com dois conectores USB 3.2 Gen2x2, sendo um no padrão tipo-C na traseira e um conector para painel frontal, dentro da placa.

Ela também conta com seletor de BIOS físico para facilitar a alternância e também debug LED e outros recursos que esperamos de um modelo avançado, como o reforço com um backplate e um belo sistem de LEDS RGB.

Tanto a Gigabyte Vision G quanto a Z590 Aorus Master estarão disponíveis no mercado brasileiro através dos principais varejistas online.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.