PC fraco dá conta de Valheim? Tentamos jogar (e veja como conseguir uma key!)
Gráficos integrados do PC da Crise entram em ação!O jogo The Valheim está sendo um fenômeno, chegando a impressionantes 1 milhão em vendas desde seu lançamento no dia 2 de fevereiro, ou seja, menos de 10 dias atrás. O game ainda está em fase de desenvolvimento, mas já aparece com mais de 200 mil jogadores simultâneos, na Steam. E parte desse sucesso tem a ver com a leveza do jogo, que roda em máquinas sem muito desempenho. Quer dizer, vamos descobrir se esse é o caso no teste de hoje!
Colocamos o nosso computador mais limitado, o computador sem placa de vídeo baseado apenas no processador Ryzen 3 3200G e seus gráficos integrados Vega 8, codinome PC da Crise!
- AMD Ryzen 3 3200G
- Asus A320
- 2x8GB TeamGroup Delta RGB DDR4 @3200MHz CL18
- 256GB SSD M.2
- Fonte de 300W SFX
O game tem requerimentos muito baixos em hardware, sendo viável jogar em um processador dual-core (nem foi identificado qual) e uma placa de vídeo GTX 500 novamente sem descrever exatamente que modelo, o que nos leva a suspeitar que seja a GTX 550 Ti, a mais fraca dessa série, a referência.
Site oficial de The Valheim
Link para compra no Steam
Em nossos testes, apesar do mapa aberto, quem suou de verdade foi a Vega 8, o chip integrado com o processador Ryzen. Ele ficou bem perto de 100% o tempo todo, mesmo com os gráficos no mínimo e a resolução em apenas HD (1280x720). Com essa configuração é possivel jogar acima dos 30fps a maior parte do tempo.
O maior problema são as construções. Foi fazer uma casa um pouco mais complexa e a taxa de quadros caiu para um ainda jogável 25fps. Aqui o fator relevante foi a estabilidade, pois apesar de rodar com pouca fluidez nos quadros, os tempos de quadro não foram excessivamente instáveis, um sinal claro de gargalo em GPU e não em CPU. Não roda maravilhosamente, mas roda com qualidade suficiente para se continuar jogando.
O jogo roda de forma satisfatória, muito do tempo acimados 30fps, e na proximidade de construções, ainda tem um aceitável 24fps
Aqui o jogo ficou devendo um recurso: escala de resolução em 3D. É notável a perda de definição nos menus quando jogamos em HD comparado a FullHD, mas a taxa de quadros vai para algo entre 25fps e 14fps em 1080p. Uma escala de resolução tornaria viável manter a boa definição dos menus, mas ao mesmo tempo a performance ao renderizar os objetos em 3D com menor definição. Quem sabe, dependendo da agressividade da escala, até conseguir 30fps constantes, buscar 60fps ou até mesmo viabilizar o gameplay em chips gráficos ainda piores.
The Valheim é um jogo de sobrevivência com temática viking, e pode ser jogado em até 10 jogadores em um servidor. Ele está em acesso antecipado, disponível por R$ 37,99 na Steam e quem estiver interessando no game, fique de olho pois vamos fazer um gameplay nesse sábado e distribuir algumas keys gratuitas pra galera acompanhando nossa jogatina cooperativa.