PC fraco dá conta de Valheim? Tentamos jogar (e veja como conseguir uma key!)

Gráficos integrados do PC da Crise entram em ação!

O jogo The Valheim está sendo um fenômeno, chegando a impressionantes 1 milhão em vendas desde seu lançamento no dia 2 de fevereiro, ou seja, menos de 10 dias atrás. O game ainda está em fase de desenvolvimento, mas já aparece com mais de 200 mil jogadores simultâneos, na Steam. E parte desse sucesso tem a ver com a leveza do jogo, que roda em máquinas sem muito desempenho. Quer dizer, vamos descobrir se esse é o caso no teste de hoje!

Colocamos o nosso computador mais limitado, o computador sem placa de vídeo baseado apenas no processador Ryzen 3 3200G e seus gráficos integrados Vega 8, codinome PC da Crise!

- AMD Ryzen 3 3200G
- Asus A320
- 2x8GB TeamGroup Delta RGB DDR4 @3200MHz CL18
- 256GB SSD M.2
- Fonte de 300W SFX

O game tem requerimentos muito baixos em hardware, sendo viável jogar em um processador dual-core (nem foi identificado qual) e uma placa de vídeo GTX 500 novamente sem descrever exatamente que modelo, o que nos leva a suspeitar que seja a GTX 550 Ti, a mais fraca dessa série, a referência. 

- Continua após a publicidade -

Site oficial de The Valheim
Link para compra no Steam

Em nossos testes, apesar do mapa aberto, quem suou de verdade foi a Vega 8, o chip integrado com o processador Ryzen. Ele ficou bem perto de 100% o tempo todo, mesmo com os gráficos no mínimo e a resolução em apenas HD (1280x720). Com essa configuração é possivel jogar acima dos 30fps a maior parte do tempo.

O maior problema são as construções. Foi fazer uma casa um pouco mais complexa e a taxa de quadros caiu para um ainda jogável 25fps. Aqui o fator relevante foi a estabilidade, pois apesar de rodar com pouca fluidez nos quadros, os tempos de quadro não foram excessivamente instáveis, um sinal claro de gargalo em GPU e não em CPU. Não roda maravilhosamente, mas roda com qualidade suficiente para se continuar jogando.

O jogo roda de forma satisfatória, muito do tempo acimados 30fps, e na proximidade de construções, ainda tem um aceitável 24fps

- Continua após a publicidade -

Aqui o jogo ficou devendo um recurso: escala de resolução em 3D. É notável a perda de definição nos menus quando jogamos em HD comparado a FullHD, mas a taxa de quadros vai para algo entre 25fps e 14fps em 1080p. Uma escala de resolução tornaria viável manter a boa definição dos menus, mas ao mesmo tempo a performance ao renderizar os objetos em 3D com menor definição. Quem sabe, dependendo da agressividade da escala, até conseguir 30fps constantes, buscar 60fps ou até mesmo viabilizar o gameplay em chips gráficos ainda piores.

The Valheim  é um jogo de sobrevivência com temática viking, e pode ser jogado em até 10 jogadores em um servidor. Ele está em acesso antecipado, disponível por R$ 37,99 na Steam e quem estiver interessando no game, fique de olho pois vamos fazer um gameplay nesse sábado e distribuir algumas keys gratuitas pra galera acompanhando nossa jogatina cooperativa. 

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.