Cooler Master estreia no mercado de monitores: análise do GM 34-CW

Empresa estreia com um produto high-end

A CoolerMaster é conhecida no mercado de resfriamento, afinal, seu nome é Cooler Master. Porém como muitas empresas, ela está seguindo a tendência de diversificar, e se arriscar em novas áreas. É aí que entra o GM34, um dos dois modelos estreantes da empresa nesse mercado.

Site oficial Cooler Master GM34-CW

Começando pelas especificações, a Cooler Master escolheu estrear com um produto high-end. Falamos de um monitor de alto custo, encontrado no mercado brasileiro por R$ 5 mil, mas ao mesmo tempo equipado com muitas tecnologias e qualidade, focado no mercado gamer mas com potencial para uso profissional. 

Passando pelas specs, esse modelo é um monitor de 34 polegadas, ou seja, de grande porte, com um painel do tipo VA, taxa de atualização de 144Hz e tempo de resposta de 1ms. São especificações que mostram seu potencial como um produto para gamers, junto com outras tecnologias como G-Sync e FreeSync, que tornam possível alinhar a taxa de atualização do monitor com a frequência com que sua placa de vídeo Radeon ou GeForce faz novos quadros, melhorando performance e qualidade visual dos games.

- Continua após a publicidade -

A densidade de pixels é ótima pois apesar de ser uma tela grande, ela também possui uma alta resolução, com 3440 x 1440 pixels, o que chamamos de QuaHD ultrawide. O ultrawide é um formato "mais largo" que o tradicional 16:9, ampliando a tela para as laterais e chegando a proporção 21:9. Esse formato é ótimo para imersão em games, já que traz mais display para dentro do campo de visão do jogador, e pode até dar uma vantagem competitiva em alguns games, tornando possível ver mais cedo adversários se aproximando, ou aumentar a imersão em games do estilo campanha e offline. Para quem quer jogar a escolha por um painel curvo é bem-vinda, pois ajuda a trazer mais para próximo do campo de visão do jogador os pontos mais afastados da imagem.

Falando em seu design, aqui temos vários acertos da Cooler Master. Começando pela base, que mesmo precisando dar conta de toda a estrutura de um monitor de 34 polegadas ultrawide, é bastante compacta e vai ocupar uma área bastante pequena da mesa, além de unir de forma muito inteligente um design minimalista com o logo da própria Cooler Master, detalhe que vai cair especialmente bem se você combinar com outros periféricos da marca. Na parte traseira temos um visual discreto com bons acabamentos e um sistema de LEDs também discreto. Isso é um ponto negativo se você queria algo mais chamativo, mas na minha opinião ficou um ótimo balanço entre minimalismo e efeitos de luz. 

A interface de ajustes é feita via botões físicos na parte inferior, algo que me agrada bem mais que aqueles joysticks difíceis de navegar de outros modelos, e a interface de configuração é suficiente. Não é ruim, mas faz pouco mais que o básico. O ajuste de posição do monitor é satisfatório, com bastante margem para mudar a altura e angulação. Não é possível rotacioná-lo para usar na vertical, mas não é uma surpresa: em uma tela curva não faz sentido esse uso.

- Continua após a publicidade -

A conectividade é boa, com dois DisplayPort 1.4, que você deve usar para atingir os 144Hz em QuadHD, e dois HDMIs, um 1.4 e outro 2.0. Ou seja: se pretende ligar um console de nova geração, até é viável, mas não vai poder tirar todos os benefícios do 4K a 120Hz e HDR. Para isso é necessário uma porta HDMI 2.1. E, igualmente, os videogames não dão suporte ao ultrawide, então se você está de olho em ligar um PC e um console, melhor procurar outro monitor para tirar todos os potenciais benefícios de um Xbox Series X ou um Playstation 5.

Para a qualidade do painel vamos usar de referência os testes do Techtesters e também nosso próprio uso. O monitor tem uma excelente distribuição do backlight, sem nenhum vazamento aparente, com um bom nível de brilho que chega bem próximo dos 500 nits no máxim e um mínimo 50nits. A tela tem um nível altíssimo de contraste e saturação, inclusive eu precisei pegar leve nas cores para um uso cotidiano mais confortável, e há precisão de cor está em bons patamares, porém a Cooler Master ficou devendo um modo sRGB, que já traga as cores ajustadas e com alto nível de precisão de fábrica. Seria bem-vindo, mas também não é um problema: é só o consumidor que precisa para uso profissional fazer uma calibração inicial, e está resolvido.

O GM 34 não é um monitor barato. Mas ao mesmo tempo ele traz algumas características que não são muito comuns no mercado brasileiro, e ter mais um competidor é algo sempre importante para dar dinamismo ao mercado. Começamos a encontrar telas com 34 polegadas curvas em modelos como LG 34GL750, mas ele traz apenas a resolução FullHD e tecnologia IPS, e eu realmente prefiro uma resolução de tela maior para uma área de display tão grande como 34 polegadas. O mesmo podemos dizer do AOC Agon 32", chega a custar metade do valor com um display de 165Hz VA, mas reduz o tamanho para 32 polegadas, não é ultrawide e a resolução também é FullHD.

Os poucos modelos que realmente batem de frente em todas as especificações são modelos de custo elevado, com o ROG Strix XG35VQ, com 35 polegadas, com boa parte das configurações bem próximas, mas com algumas coisas ausentes como o G-Sync (apesar que é possível usar o recurso) e a taxa de atualização é de 100Hz. Nessa comparação o modelo da Cooler Master fica na vantagem por trazer um preço próximo mas com alguns recursos a mais. A Alienware também possui produtos nesse perfil, mas o custo é consideravelmente mais alto que o praticado nesse modelo.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.