Índice do Artigo

Notebook

AMD CES 2021: Ryzen 5000 chega em notebooks, RDNA 2 baratinho a caminho

A AMD focou nas novidades para notebooks em sua apresentação na CES 2021, com destaque para novos processadores para múltiplos segmentos de performance, além de prévias no segmento de chips gráficos Radeon e também uma ideia do que está por vir na linha Epyc. Vamos para um resumo do que rolou!

Começando pelo ultrafinos da linha U, de alta eficiência, a AMD introduziu 5 modelos que vão desde quad-core como o Ryzen 3 5300U, ainda baseado no Zen2, até o octa-core com 16 threads Ryzen 7 5800U, com a nova microarquitetura Zen3 e boost até 4.4GHz. Assim a empresa segue sendo a única a entregar uma configuração de oito núcleos em um notebook ultrafino, e nos testes comparativos divulgados pela própria AMD, aparece na frente nos comparativos com modelos rivais Intel em cenários de produtividade e renderização.

Além dos ultrafinos, o segmento gamer de alta performance recebeu novidades. Também baseados em Zen3, a AMD apresentou modelos da linha HX, os 5900HX e 5980HX, com oito núcleos, frequências altas de operação e possibilidade de overclock. Como são focados em alto desempenho, também apresentam um TDP alto, na casa dos 45W, e devem estar presentes em modelos mais robustos com arrefecimento de maior porte.

Complementando a linha de alto desempenho, ainda há os modelos H e uma divisão especial, a HS, com modelos como o Ryzen 7 5800HS, que mantém os oito núcleos e as altas frequências, mas que fazem concessões no TDP para tornar viável seu uso em modelos mais finos e compactos. Notebooks com Ryzen 5000 chegam ao mercado a partir de fevereiro.

Partindo para a linha Radeon, a AMD fez um teaser de novos produtos baseados na tecnologia RDNA 2. A imagem mostra um notebook gamer com gráficos Radeons, bem como duas placas de vídeo, uma com duas fans e outra com apenas uma, nos levando a entender que se tratam de produtos intermediários e de entrada com a nova tecnologia. Até o momento, apenas produtos high-end, como a Radeon RX 6800 e 6800 XT, usam essa microarquitetura. Esse novos produtos Radeon chegam ao mercado na primeira metade de 2021.

Fechando os destaques, a AMD mostrou um pouco da terceira geração de processadores AMD Epyc, focados em servidores e supercomputação. De acordo com a empresa, ele será a melhor opção do mercado, entregando o maior nível de performance por núcleo e maior capacidade de processamento disponível em x86.

Além da AMD, a CES 2021 contou também com apresentações da Intel e da Nvidia, além de múltiplas empresas da área de hardware. Fiquem de olho em nossa cobertura (digital, já que o evento nessa edição é remoto) das principais novidades da CES 2021!

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções