Nvidia da CES 2021: chegou a RTX 3060 12GB e as RTX 30 em notebooks

Também listamos as novidades em DLSS e Reflex

A Nvidia fez um conjunto de anúncios na CES 2021, com lançamentos que incluem novidades em seu ecossistema RTX de games e hardware. Além de novos produtos para notebooks e também desktops, a empresa também anunciou mais games com suporte a suas tecnologias, como Ray Tracing acelerado via RTX e também o DLSS. Vamos ao resumo dos principais pontos!

Começando pelo software, a dois novos jogos ganharam suporte ao Nvidia Reflex, recurso que busca reduzir a latência dos comandos em games competitivos, que dependem muito da responsividade do sistema para entregar mais desempenho ao jogador. Entrarão para a lista de games suportados os games Overwatch, da Activison/Blizzard, e também Rainbow Six Siege, da Ubisoft. Com isso, 7 dos 10 principais games de tiro competitivo do mercado trarão suporte a tecnolgia, segundo a Nvidia. A empresa também anunciou a chegada do DLSS a mais títulos, o que inclui Five Nights at Freddy's, F.I.S.T. e o bastante popular Call of Duty Warzone.

Na área de hardware, como já tradicional, a empresa trouxe novidades para notebooks com a introdução das Ampere em modelos gamers. São no total três modelos, com a RTX 3060 atendendo um gameplay em FullHD a mais de 90 quadros por segundo na qualidade ultra (e de acordo com a Nvidia, 30% mais desempenho que um PS5), a RTX 3070 entregando altas taxas em QuadHD (2560x1440) e por fim a RTX 3080, placa que contará com até 16GB de memória de vídeo e servirá para os criadores de conteúdo de olho em especificações robustas para dar conta de seus ciclos de trabalhos.

- Continua após a publicidade -

Outra novidade foi a chegada do Resizable BAR, recurso implementando inicialmente pela AMD com o nome de SAM (Smart Acess Memory) e que tem como objetivo melhorar a comunicação do processador com as memórias da placa de vídeo. A empresa confirmou que seus novos notebooks terão suporte a esse recurso, bem como novos lançamentos. Placas atualmente no mercado receberão a capacidade com update de BIOS disponibilizadas por parceiras.

Falando em novos lançamentos, teve espaço para um modelo de desktop na apresentação da empresa. Foi introduzida a GeForce RTX 3060 12GB, modelo 70 dólares mais barato que a RTX 3060 Ti 8GB. Apesar de ser estranho ver um modelo mais barato com mais memória, a Nvidia fez essa opção por conta da interface de memória de 192-bit do chip da RTX 3060, que só possibilitava ajustes com 6 e 12GB de memória GDDR6.

- Continua após a publicidade -

Com 6GB sendo insuficiente para encarar RTX em alguns cenários, a empresa optou por "antes que sobre do que falte". O foco da RTX 3060 é um gameplay em qualidade Ultra e com todos os recursos RTX habilitados em FullHD, e em alguns títulos os 6GB poderiam ser insuficientes para anteder a essa demanda. 

Além da Nvidia, tivemos também keynotes da Intel e também da AMD. Para mais lançamentos dessa edição virtual da CES 2021, é só ficar de olho em nossa cobertura aqui no site e também em nosso canal do YouTube!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.