Intel na CES 2021: novos CPUs batendo a AMD, processadores para ultrafinos e uma amostra do Alder Lake

Resumimos as principais novidades da apresentação da empresa

Gregory Bryant, vice-presidente executivo e diretor geral do Client Computing Group da Intel, subiu ao palco da apresentação virtual da empresa na CES 2021 para mostrar as novidades desenvolvidas pelo "time azul da força" na área de computação e inteligência artificial, e suas armas para esse mercado bastante competitivo e em transformação. Nesse artigo fazemos um resumo das principais novidades apresentadas por Bryant, e o que a Intel está armando para esse ano de 2021 de acordo com sua keynote.

A apresentação ao total introduziu 4 novas famílias de processadores, que vão desde os modelos de entrada até os high-end. Os focos foram variados, com ultrafinos, modelos corporativos e empresariais, educacionais e até CPUs de desktop tiveram seu espaço.

Começando pelos desktops, uma área de interesse para muitos dos que acompanham o Adrena, a Intel deu mais detalhes da 11ª geração Intel Core da série S, aquela voltada para computadores de mesa. A principal novidade foi a divulgação do aumento do IPC, as instruções por ciclo. Os novos modelos vão trazer até 14% de evolução nesse critério. 

A empresa fez uma demonstração onde colocou lado a lado um processador Core i7 de oito núcleos da nova geração ao lado de um AMD Ryzen 7 de 12 núcleos, o que nos leva a crer que se trata do Ryzen 7 5900X, o modelo que atualmente é o mais rápido para jogos, em nossos testes.

- Continua após a publicidade -

Ambos os sistemas estavam equipados com uma RTX 3080 e executaram o benchmark do game Metro Exodus. O resultado foi uma leve vantagem para o sistema Intel que entregou a média de 156 quadros por segundo, contra os 147 quadros do PC com AMD.

Outro destaque foi a área de notebooks. A empresa introduziu mais uma linha de CPUs da geração Tiger Lake, agora com o final H. Assim como o S indica um produto para desktop, o H indica um processador para notebooks, porém de alto desempenho. Serão até 8 núcleos com frequências de até 5GHz em múltiplos cores.

- Continua após a publicidade -

Essa linha H também vai contar com uma série especial direcionada para modelos gamers ultrafinos, uma combinação sempre complicada devido ao balanço complexo entre performance e portabilidade. Essa linha será limita a modelos com até quatro núcleos para viabilizar modelos com até 16mm de espessura. Em um gameplay combinado com uma placa de vídeo da Nvidia não identificada, possivelmente algum modelo que será apresentado amanhã no evento da própria Nvidia, foi possível ver um gameplay em 4K e qualidade alta de Destiny 2 em algo que parecia ser uma alta taxa de quadros em um modelo muito fino.

Assim como os modelos da linha de desktop, os Comet Lake-S, os Tiger Lake-H também irão ampliar o suporte para a tecnologia PCIe 4.0 com até 20 linhas de comunicação.

A Intel também apresentou novidades da sua plataforma Evo, um marca que tem o objetivo de identificar notebooks que passaram por um conjunto de critérios de qualidade em testes como duração de bateria, design, performance em atividades profissionais e de uso cotidiano e conectividade. A empresa introduziu novas linhas com modelos vPro, com foco em segurança para o meio corporativo e empresarial, além dos primeiros Chromebooks também com o selo Evo, baseados em Core i5 e i7.

Até a linha de entrada, com modelos Pentium Silver e Pentium, receberam um update durante a apresentação. Os novos modelos voltados ao segmento educacional serão pela primeira vez feitos na microarquitetura de 10 nanômetros, com ganhos de até 35% de performance comparados à geração anterior.

E fechando a apresentação, a Intel deu um "gostinho" do que está por vir, fazendo a primeira demonstração da nova geração, a Alder Lake. A 12ª geração Core será feita em um processo melhorado de 10nm, prometendo transistores mais rápidos, nova evolução nos capacitores e, a grande novidade, uma arquitetura heterogênea, com núcleos de alta performance combinados com núcleos de alta eficiência, uma abordagem que já conhecemos muito bem em dispositivos como smarpthones e tablets. Os processadores baseados na nova tecnologia Alder Lake chegam ao mercado depois da metade do ano.

Além do evento da Intel, vamos ficar de olho em todos os lançamentos da CES 2021, com direito a duas lives amanhã: vamos ver o que a Lisa Su vai trazer na keynote da AMD, e também o que a Nvdia está armando para o evento e sua edição virtual das tradicionais apresentação que aconteciam em Las Vegas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.