Big Navi versus a RTX 3080: rodamos nossos testes versus os da AMD!

Colocamos lado a lado o desempenho prometido da RX 6900 contra nossos testes
Por Diego Kerber 10/10/2020 14:01 | atualizado 29/10/2020 22:55 Comentários Reportar erro

Durante o evento de lançamento da nova geração dos processadores AMD baseados em Zen3, os Ryzen 6000, tivemos um "gostinho" do que será a próxima geração de placas de vídeo da empresa, as Radeon RX 6000, que usam a nova microarquitetura RDNA 2. 

Apesar de não se aprofundar muito, afinal haverá um evento de lançamento dedicado as Radeon no dia 28, Lisa Su, CEO da AMD, chegou a mostrar a nova placa e também alguns testes de desempenho. Não são muitos, mas já são alguma coisa.

Para nos dar uma dimensão da performance deles, rodamos nossos próprios testes com a melhor placa da rival Nvidia, a RTX 3080 Founders Edition, para comparar o nível de desempenho.

Infelizmente a AMD não foi muito descritiva do hardware usado nos seus testes, mas como se trata de um teste muito "GPU Bound", ou seja, a placa de vídeo é o limitador do desempenho, colocamos nosso hardware de testes de placas de vídeo para rodar os games mostrados pela empresa:

- Continua após a publicidade -

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores - ANÁLISE
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz
- SSD HyperX Fury RGB SSDANÁLISE
- SSD Seagate Firecuda 510 NVMe 2TB - ANÁLISE
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W
- Gabinete Cougar Conquer
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz

É importante destacar que estamos usando nossa metodologia enquanto a bancada e condições de testes da AMD obviamente são diferentes. Porém, considerando que tanto nós quanto eles usaram o pre-set do Ultra (ou badass, no caso do Borderlands 3), a comparação é válida.

Considerando o comparativo, temos resultados interessantes. Em Borderlands 3 temos um empate, uma situação que as Radeons estão em vantagem. Em Gears, uma vantagem considerável para a RTX 3080, que fez 80fps versus os 73fps da Big Navi. E por fim... não tem como fazer um comparativo claro em Call of Duty Modern Warfare, porque o game não possui benchmark interno e não foi descrito claramente a metodologia do teste.

Considerando que a AMD deve ter escolhido o cenário mais favorável para a disputa, a placa parece ser capaz de não ficar distante da RTX 3080, porém fica atrás. Um palpite plausível é algo próximo da RTX 2080 Ti ou da RTX 3070, placa que será lançada um dia depois do evento da AMD (e que fica claro porque a Nvidia quis ter essa vantagem de lançar esse modelo conhecendo o line-up Radeon). 

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.