Unboxing da Q80T: TV QLED da Samsung voltada para o público gamer

TV [email protected] com baixíssimo input lag, 06 canais de áudio com som em movimento e FreeSync são alguns dos diferenciais

A Samsung, assim como todos os demais fabricantes de TV do Mundo, está de olho no público do PlayStation 5 e do Xbox Series X. Os novos consoles da SonyMicrosoft chegarão ao mercado no último semestre de 2020 e, para usufruir ao máximo dos seus diferenciais, muitos consumidores planejam adquirir uma TV mais moderna. Nesse contexto a Samsung lançou em junho a sua linha de TVs 2020. São 04 modelos de TVs QLED 4K e 02 modelos de QLED 8K focadas no segmento premium, e no vídeo de hoje irei tirar da caixa a Q80T, uma QLED 4K que usa tecnologia de pontos quânticos e traz tecnologias e funcionalidades focadas nos gamers: tela 4K de 120Hz, FreeSync, porta HDMI 2.1, som em movimento e motion plus, entre outras tecnologias.

A Q80T vem equipada com tecnologia Direct Full Array 8X com local dimming, dessa forma por trás de toda a área da tela está posicionada uma grade de LEDs que faz a retro iluminação dos pixels de forma direta e localizada, podendo ligar e desligar algumas áreas isoladamente de acordo com o conteúdo exibido, o que garante o que a Samsung chama de "contraste perfeito".

O brilho não deve deixar a desejar e apesar de a Samsung não ter divulgado um valor nominal, TVs QLEDs costumam ser bastante claras o que possibilita sua instalação mesmo em ambientes muito iluminados, mantendo uma boa experiência, o que é uma ótima novidade para quem curte assistir filmes e séries em HDR, já que mais brilho permite melhores highlights em cenas iluminadas. Falando em HDR, a Q80T traz uma tela de 10-bits de cor com suporte a HDR10, HLG (formato usado pelo YouTube) e HDR10+, porém sem suporte a Dolby Vision.

Mas conforme mencionado anteriormente, é nos games que a Q80T se destaca. São diversas tecnologias que melhoram a experiência em games, como o refresh rate nativo de 120Hz e que pode ser ajustado dinamicamente através da tecnologia FreeSync (VRR), sem as famosas anomalias (Tearing, Stuttering, lag) visuais causadas pela diferença entre o número de quadros que a placa gráfica consegue produzir e que a TV consegue processar / exibir. Possui também o Modo Game (ALLM), que detecta automaticamente um dispositivo gamer plugado a porta HDMI 2.1, desabilitando alguns processos para baixar a latência, permitindo assim que o sinal navegue mais rápido entre o dispositivo de entrada (mouse, teclado, controle do videogame) e a tela, resultando em um input lag entre 5ms e 10ms (dependendo da resolução) e uma ótima fluidez no jogo.

Além disso, algumas tecnologias proprietárias da Samsung complementam as vantagens incorporadas do HDMI 2.1. O áudio de 60W utiliza tecnologia de som em movimento, distribuído em 6 canais (2.2.2) posicionados na parte posterior da tela, o que permite associar o som ao movimento na tela. Outra tecnologia proprietária habilitada pelo processador Quantum 4K presente neste modelo é o Motion Plus, que traz movimentos fluídos sem desfoque em cenas rápidas, evitando o famoso motion blur. Já a tecnologia Dynamic Black EQ permite mostrar mais detalhes em áreas de sombra de cenas escuras, o que pode ser de grande ajuda em jogos muito escuros.  

- Continua após a publicidade -

Já para os gamers PC, a boa notícia é que ainda em 2020 deve sair a nova geração de placas de vídeo da AMD, as Big Navi, que devem trazer suporte a HDMI 2.1 e resolver o problema do input lag que tanto aflige os jogadores de PC ao adotar uma TV como monitor. Isso somado ao suporte a FreeSync...

Lembrando que a Q80T foi premiada na CES 2020 pela CTA (associação que organiza o evento) e por alguns veículos especializados como a TV mais inovadora na categoria de Jogos de 2020.

Mas chega de papo, no vídeo de hoje tiramos a Q80T da caixa e mostramos o que vem com o aparelho, bem como um panorama geral das tecnologias e funcionalidades presentes nesse modelo.

Análise completa sai em breve lá no Mundo Conectado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Jacson Boeing

    Jacson Boeing

    Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.