Kits de memória de altas frequência tiram garantia de CPUs Intel? Sim e Não

A comunicação da Intel está errada e precisa ser corrigida - ou trabalhar diferente o marketing de vários produtos
Por Fabio Feyh 28/02/2020 17:03 | atualizado 28/02/2020 17:04 Comentários Reportar erro

Nos últimos dias, a comunidade de hardware brasileira tem falado muito de uma situação envolvendo a Intel, que, por algum problema de comunicação ou mesmo de sistema, recusou um RMA iniciado pela Chipart. O argumento, de acordo com eles, é que o sistema utilizado nos testes possuía memórias acima do que o processador suportava.

Até ai tudo bem, mas o problema foi, que após esse fato, veio à tona uma informação que consta nos documentos e site da Intel há anos: a garantia deixa de valer em situações de overclock do sistema, mesmo quando utilizando perfis XMP. Já publicamos um artigo em texto e recomendo lê-lo para entender os detalhes de toda a história.

Apesar de toda a confusão e mesmo não tendo um pronunciamento oficial da Intel nesse sentido, entramos em contato com algumas revendas e, aparentemente, a própria Chipart nunca tinha passado por isso. Elas certamente já teriam feito algo sobre isso se tivessem alguma experiência anterior, então, mesmo estando documentado em manuais, site e afins, a Intel continua dando RMA normalmente.

Você precisa ficar preocupado em perder a garantia se utilizar perfis XMP acima do que consta nas especificações dos processadores da Intel?

- Continua após a publicidade -

Ninguém confirma isso, já que está documentado que não pode. Mas, novamente, a princípio não tem problema (até acontecer um caso negando o RMA efetivamente). Até porque, como destacado no vídeo, todo o ecossistema dos produtos induz ao uso.

Porém, é evidente que existe um grave erro de comunicação entre Marketing e RMA nesse caso e que precisa ser corrigido - para o bem da Intel, já que é um assunto bastante polêmico e que não ajuda em nada a empresa em um momento onde o "fogo amigo" piora tudo.

Hoje tem vídeocast e falaremos muito do assunto... não deixe de conferir às 19:00 em nosso canal no Youtube!

  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.