O Athlon X4 950 tem fôlego pra games? Veja nossos testes!

Com o pessoal sempre de olho em hardwares acessíveis para montar seu PC, um modelo novo para as placas-mãe AM4 tem aparecido bastante em testes no YouTube: o Athlon X4 950.

Apesar de ser um modelo recente, sua tecnologia não é tão nova assim: ele é baseado na microarquitetura de codinome Bristol Ridge e conta com núcleos Excavator, uma tecnologia lançada em 2016 e que é a quarta evolução sobre os modelos... bem, Bulldozer. Por esse motivo ele também conta com outras características como fabricação na litografia de 28 nanômetros.

Mas não é só coisas antigas que temos aqui. Por ser trazido ao soquete AM4 significa que temos aqui um processador equipado com memórias DDR4, com frequências consideravelmente mais altas que as utilizadas no DDR3. Usamos memórias em 2400MHz nesse teste, o que não é tão alto assim considerando as memórias DDR4 disponíveis, mas um belo salto dos 1600MHz muito usados nos tempos de DDR3.

Site oficial AMD Athlon X4 950

Outros aspectos são promissores. Com 4 núcleos físicos e 4 threads, temos uma contagem interessante para jogos, já que abaixo disso muitos games passam a apresentar maiores problemas de desempenho. Com clock base em 3.5GHz e turbo para 3.8GHz, as frequências não são das mais altas, mas já estão em um bom patamar.

- Continua após a publicidade -

Colocamos junto com o Athlon a placa de vídeo GeForce GTX 1050 Ti, um modelo do segmento de entrada/intermediário de placas de vídeo com bom desempenho, capaz de empurrar "a bucha" pro lado do Athlon, que vai precisar segurar um gameplay na casa dos 60FPS se quiser manter o mesmo ritmo da placa de vídeo.

04:36 - PlayerUnknown's Battlegrounds
10:38 - Battlefield 1
14:39 - GTA V
15:44 - Rocket League
17:51 - CS:GO
20:46 - Conclusão

Sistema utilizado:

- Processador AMD Athlon X4 950
- Placa-mãe Gigabyte AB350M Gaming 3
- Memórias DDR4 2400MHz HyperX Fury 4GB (2x)
- Placa de vídeo Zotac Geforce GTX 1050 Ti Mini
- Disco rígido de 1TB Seagate Barracuda
- Gabinete Thermaltake Versa H15
- Fonte Thermaltake Smart 500W

- Continua após a publicidade -

{chamada}DI1JMF2GrAY{/chamada}

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.