Cientistas de Harvard e do MIT mostram robô origami revolucionário

Por Filipe Braga 11/08/2014 16:18 | atualizado 07/04/2020 12:12 Comentários Reportar erro


(Robô em três estÁgios de montagem. Foto: Seth Kroll / Instituto Wyss)

Cientistas das conceituadas universidades de Harvard e do MIT impressionaram a comunidade científica ao revelar um conceito de robô maleÁvel que se monta por conta própria e sai para realizar uma tarefa. Tudo com zero interferência do ser humano.

Os robôs são compostos por uma folha plana de papel e plÁstico poliestireno, com dobradiças estrategicamente dispostas, uma placa de circuito flexível no meio (com circuitos que se estendem a todas as dobradiças), dois motores, um microcontrolador e duas baterias.

Sem a interação do ser humano, é o microcontrolador que estÁ no comando de ativar os circuitos para produzir calor no comando, que então "transforma" a folha plana com dobradiças em um verdadeiro origami. Após alguns minutos, quando as dobradiças esfriam e o plÁstico endurece, o microcontrolador comanda o robô saia rapidamente para executar uma tarefa/função. 

- Continua após a publicidade -

Ainda em estÁgio "inicial" de desenvolvimento, os cientistas informaram que pretendem aprimorar o robô. O passo seguinte serÁ dispensar o uso da bateria, e utilizar os estímulos ambientais (como é o caso da pressão atmosférica ou temperatura) para desencadear o processo de montagem. Outro ponto estÁ no uso de um polímero diferente que não seja de poliestireno, e que necessite menos energia e calor para começar a dobrar-se, evitando assim que o robô entre em chamas. Atualmente, gasta-se uma pilha do tipo AA apenas para o processo de automontagem.

No futuro, os cientistas esperam poder utilizar tais robôs em missões de busca e salvamento, tarefas do cotidiano (varrer, detectar vazamentos de gÁs) bem como em demais aplicações, como é o caso de satélites planos que se montem no espaço.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.