HairWorks é a resposta da NVIDIA para o TressFX da AMD

Atualizado às 22h12min

Acrescentado novo link do vídeo (o atual estava indisponível, como privado)

---

14h38min

No início de 2013, a AMD lançou o TressFX, tecnologia com enfoque na renderização de objetos complexos (como é o caso de cabelos, pelos e gramados), de forma a conferir mais realismo aos personagens e cenÁrios.

Após "estrear" no "rabo de cavalo" da personagem Lara Croft, no reboot da famosa série Tomb Raider, e do bom marketing gerado, eis que a NVIDIA apresenta a sua solução concorrente, a HairWorks.

Assim como acontece com a tecnologia da rival, a HairWorks utiliza a API DirectCompute para explorar a capacidade de processamento paralelo das placas 3D, tornando possível imagens antes disponíveis apenas através da pré-renderização. Além do efeito visual, a tecnologia possibilita interações avançadas de física, garantindo um efeito natural ao movimento dos objetos (no caso, fios, pelos e gramas) e interações como o contato com o corpo ou as roupas dos personagens. Situações como vento e umidade do ar também irão influenciar no efeito, trazendo mais realismo às cenas.

- Continua após a publicidade -


No vídeo acima é possível conferir o HairWorks em "ação" em Call of Duty: Ghosts - simulação de "pele" dinâmica para os animais. A tecnologia de pele de animal foi demonstrada pela primeira vez na E3 2013 no lobo de Witcher 3, e foi testado e aperfeiçoado através de múltiplos aprimoramentos, incluindo Call of Duty Ghosts, Witcher 3, dentre outros.

Cada recurso da pele de animal tem cerca de 400-500 mil fios de cabelo. A maioria destes fios são criados dinamicamente em tempo real dentro da GPU, a partir de cerca de 10 mil guias de cabelos que são simuladas, fornecendo base para uma maior tessellation (tesselação – recuroso onde a GPU divide um polígono grande em partes menores, com o intuito de melhorar a qualidade da imagem).

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.