Tetris microscópico é controlado por lasers

Por Risa Lemos Stoider 26/12/2011 10:17 | atualizado 08/09/2020 09:03 Comentários Reportar erro

Sabe aquela discussão entre "Angry Birds" versus "Tetris"? Pois achamos que o "Tetris" sai ganhando enquanto não conseguirem fazer com o game da Rovio o que um grupo de estudantes holandeses conseguiu com o famigerado jogo de encaixar pecinhas.

Trata-se de uma versão microscópica do clÁssico "Tetris" com esferas de vidro medindo apenas alguns micrômetros controladas por uma espécie de laser. "O foco dessa luz atua como um ponto de atração para pequenas partículas: elas são sugadas pelo foco e não conseguem escapar", explica o físico Joost van Mameren, um dos criadores do vídeo. É assim que cada peça se encaixa no quebra-cabeças.



Realizado na VU Unniversity de Amsterdã, o experimento mostra que, ao desligar a fonte de luz, toda a estrutura de pecinhas desmancha. É "game over". E se você estÁ se perguntando qual a utilidade desse tipo de instrumento, saiba que ele não serve apenas para jogar "Tetris". Os pesquisadores utilizam um princípio semelhante para manipular bactérias, forçar a abertura da dupla hélice do DNA e estudar a mecânica e a natureza das menores estruturas possíveis.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.