Geminoid-DK: Replicantes de Blade Runner estão a caminho?!

Por Filipe Braga 07/03/2011 10:45 | atualizado 07/04/2020 12:12 Comentários Reportar erro

Quem tem mais de 30 anos certamente assistiu a um dos grandes clÁssicos da ficção científica dos anos 80: Blade Runner (O Caçador de Andróides). Filmado em 1982 por Ridley Scott e tendo como astros  Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young e Daryl Hannah, o filme retratava um mundo futurista (ano 2019) no estilo punk e que girava em torno da caça aos replicantes, mistos de humanos com robôs.

Muito bem, eis que Henrik Scharfe, professor da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, desenvolveu um robô humanóide da classe Geminoid que estÁ dando o que falar.

Embora o primeiro Geminoid tenha sido desenvolvido em 2005 pelo professor Hiroshi Ishiguro da ATR, esse novo robô, chamado Geminoid-DK, é o primeiro "ser" cibernético criado fora do Japão e causa espanto pela tamanha verossimilhança com um humano. Para ser mais preciso, é praticamente um "clone" com o seu criador, o professor Scharfe.

Reparem nos vídeos as "reações" do Geminoid-DK, como a sua "respiração" e os movimentos "musculares".

- Continua após a publicidade -



Ok, apesar de impressionantes, os Geminoids criados até o momento estão a anos-luz de distância dos replicantes de Blade Runner, mas como na vida, tudo tem sempre um começo...

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

Mais vídeos










O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.