Twitter é mais perigoso que cocaína, diz governo chinês

A China não é lÁ muito amigÁvel às redes sociais e troca de informações pela Internet. Mas agora, o governo do país pegou pesado. A imprensa oficial de lÁ comparou rumores online espalhados por microblogs com drogas ilícitas, afirmando que, enquanto a heroína e a cocaína prejudicam a saúde, o que se diz na Internet é pior porque "envenena o ambiente social e afeta a ordem."

O governo do país se refere, especialmente, a informações sobre protestos e escândalos, que se espalham rapidamente em redes como o Twitter, como conta o The Guardian.


A China conta, atualmente, com cerca de 300 milhões de usuÁrios registrados em microblogs, mas, mesmo que os serviços sejam censurados (bloqueando, por exemplo, a postagem de certos termos), as autoridades continuam preocupadas com a rapidez com a qual as informações circulam na web.

A imprensa oficial segue dizendo que "rumores na Internet são drogas: por favor resista e fique longe deles". Ela ainda sugere tolerância zero, jÁ que eles "prejudicam as pessoas e a sociedade" assim como as drogas e acusa quem espalha essas informações de ter segundas intenções e "sequestrar a opinião pública".

As autoridades dizem que alguns usuÁrios das redes sociais criam escândalos sobre oficiais "sob o pretexto de se preocupar com o público... mas com o propósito de provocar problemas e prejudicar a sociedade". Preocupados com o tipo de informação que se dissemina pela Internet, o governo do país estabeleceu penas para quem espallhar rumores na web, que vão desde uma multa de 500 iuan (cerca de R$140) até cinco anos atrÁs das grades.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.