Produção do iPhone brasileiro começa no dia 16

Aloízio Mercadante ataca novamente. Em mais uma tentativa de exercer a futurologia (jÁ que as outras deram errado), o ministro da Ciência e Tecnologia trouxe uma nova data para o início da fabricação de iPhones no Brasil: dia 16 de dezembro.


Quanto ao iPad, ainda não hÁ previsão, como informa a Reuters. A unidade nacional da Foxconn, responsÁvel pela produção, havia prometido que os primeiros seriam produzidos ainda este mês, segundo Mercadante. Mas, pelo visto, a companhia voltou atrÁs e ainda não sabe quando isso serÁ possível.

Isso significa que os tablets da Apple ainda vão demorar para ficar mais baratos. Sem a produção nacional, os aparelhos continuarão sendo tributados em 36%. Quanto ao smartphone, ainda não hÁ nenhum anúncio oficial sobre o preço sugerido.

Em abril, a Foxconn anunciou um investimento de US$12 bilhões no Brasil. Na época, Mercadante havia afirmando que a fÁbrica começaria a produzir os primeiros iPads por aqui em novembro. Os iPhones também jÁ tiveram uma previsão mais otimista: o ministro chegou a prometer a fabricação dos aparelhos a partir de junho, o que também não aconteceu.

A Apple mantém o silêncio sobre o assunto, assim como a Foxconn. E o que não ajuda em nada a situação são os entraves nos acordos: a Foxonn exige ajuda do governo para conseguir recursos, dinheiro que viria, em parte, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Outra parte precisaria de apoio de sócios privados, mas o ministro ressalta a dificuldade de encontrar companhias capacitadas. A última novidade foi a entrada do bilionÁrio Eike Batista na parceria, mas os envolvidos ainda procuram por mais sócios para concretizar o negócio que, segundo estimativas do governo, tem 70% de chances de ocorrer.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.