Trend Micro alerta para as ameaças que rondam a internet com a chegada do Natal

O comércio eletrônico no Brasil cresce com rapidez e conquista novos adeptos a cada ano. As gerações X e Z, que cresceram interagindo com o mundo por meio da web, não pensam duas vezes antes de clicar em comprar nas diversas promoções desenvolvidas especialmente para o ambiente virtual. De acordo com uma pesquisa do e-bit, a previsão é que em 2011 o e-commerce movimente R$ 20 bilhões no Brasil. Esse cenÁrio não é ótimo apenas para consumidores, varejo e para a economia do país. Os cibercriminosos também enxergam vÁrias oportunidades no e-commerce, principalmente nessa época do ano, quando as compras se intensificam.

Estudando o comportamento desses criminosos, a Trend Micro alerta para os principais cuidados que o usuÁrio deve ter na hora de comprar um presente, pacote de viagem ou mandar um cartão de boas festas. "Estar com a mÁquina protegida por uma solução antivírus é o primeiro passo para evitar dores de cabeça. Também não realize compras em lan houses, pois nem sempre os computadores estão protegidos e o usuÁrio precisarÁ digitar os dados do cartão de crédito, prefira sempre os ambientes mais seguros, como a mÁquina da sua casa ou trabalho", afirma Eduardo Pianta, especialista em segurança virtual.

Uma das ferramentas utilizadas por essas quadrilhas é a combinação das palavras mais procuradas nos sites de buscas, atraindo os internautas a pÁginas com vírus, cavalos de troia e outros malwares voltados à invasão da conta bancÁria e ao roubo das informações do cartão de crédito. "Para evitar que o usuÁrio entre em algum site mal intencionado e comprometa sua compra, a recomendação é que ele priorize os sites conhecidos, nos quais ele confia. Outra dica é digitar o endereço do site no navegador, evitando entrar diretamente de links, que podem estar infectados, e sempre observar a presença de um cadeado nas pÁginas onde informações pessoais serão inseridas, o que mostra que o ambiente estÁ protegido de invasões", explica Pianta.

Outra ação tomada pelos criminosos e que cresce muito nessa época do ano, segundo o especialista, é o envio de spams, tanto promocionais como de votos de boas festas, mas que tem como real objetivo instalar programas maliciosos no computador dos usuÁrios. "Os usuÁrios precisam estar atentos e não clicar em nada desconhecido, pois pode ser a porta de entrada para infecções, os cibercriminosos estão atentos ao comportamento dos usuÁrios e cada vez mais enviam mensagens direcionadas, difíceis de serem detectadas. Mantenha seu antivírus atualizado e desconfie sempre, assim o usuÁrio evitarÁ problemas que estraguem o seu final de ano", finaliza.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.