TV 3D não provoca crises epilépticas, dizem pesquisadores

Pesquisadores da Universidade de Munique, na Alemanha e da Universidade de Salzburg, Áustria, publicaram o resultado de uma pesquisa que "jogou por terra" um dos mitos em torno das TVs com tecnologia 3D: o de causar crises epilépticas em crianças.

O estudo, onde expos 140 crianças com idade média de 12 anos, a um teste padrão de fotossensibilidade - chamado estimulação foto-paroxística - com duração de 15 minutos em uma TV 3D, revelou que as chances de crianças terem convulsões epiléticas ao assistir TV com tecnologia 3D é a mesma de uma TV comum.

Os cientistas utilizaram uma TV 3D de 50 polegadas com tecnologia de plasma com óculos 3D. As crianças ficaram a uma distância de cerca de 6 metros e meio do aparelho.

Segundo revelou Herbert Plischke, autor do estudo, as chance de pessoas com epilepsia não diagnosticadas, de terem um ataque epiléptico provocado por TV 3D é improvÁvel.

Ainda de acordo com o pesquisador, o que parece fazer a diferença, é o conteúdo dos programas, em vez do que tipo de televisão. Convulsões podem ser desencadeadas em virtude de programas com muita cor, contraste, e efeito flicker, independentemente do meio de visualização, se em uma TV 2D ou 3D.

- Continua após a publicidade -

Vale ressaltar que hÁ outros estudos onde concluíram que as TVs 3D podem  causar outros efeitos na saúde das crianças, sobretudo quando estas são submetidas a um grande período de tempo. Cerca de 20% dos telespectadores relataram sintomas como dor de cabeça, nÁuseas e tonturas.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.