Superproduções serão mais raras na próxima geração de consoles, diz produtor

2011 foi um ano abarrotado com superproduções em games: “Battlefield 3”, “The Elder Scrolls V: Skyrim”, “Batman: Arkham City”, "Crysis 2", "Uncharted 3: Drake's Deception" e "Gears of War 3" são apenas alguns deles. Mas segundo o produtor da Epic Games, Cliff Bleszinski (à esquerda), a frequência de lançamentos de jogos considerados blockbusteres na próxima geração de consoles será mais rara devido aos altíssimos custos de produção.

Em entrevista à edição britânica da Revista Oficial do Xbox 360, Bleszinski, conhecido por criar e produzir a série “Gears of War”, disse que o custo para desenvolver a maioria dos jogos para as novas plataformas vão provavelmente ser altíssimos, o que minimizaria a quantidade de lançamentos considerados “AAA” (nomenclatura estrangeira para superproduções).

“Aqueles jogos superproduções com 6 ou 8 horas de duração podem desaparecer aos poucos na próxima geração. Deve haver três ou quatro desses games por ano, mas isso com aquelas marcas já estabelecidas no mercado”, explicou. “A chave do sucesso é apostar em produtoras que entendem de tecnologia, criação e mercado”, disse o executivo.



“Alguns produtores vem com ideias do tipo ‘um jogo de tourada seria bacanaÂ’ e algumas empresas põem dinheiro nisso sem olhar para a questão como negócio”, continuou. “Precisamos não somente ser criativos, mas também cirúrgicos em termos de qualidade nos games que fazemos”, completou.

O único console de nova geração confirmado até o momento é o Wii U (Nintendo), que será lançado em algum momento de 2012. Playstation 4 (Sony) e Xbox 720 (Microsoft), ambos com nomes provisórios, existem apenas à base de rumores.   

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.