Índice do Artigo

Notícias

IBM e Intel discutem sobre tecnologia de comunicação chip-a-chip óptica

A IBM, Intel, NEC e outras empresas e institutos de pesquisas ligadas ao segmento de semicondutores planejam discutir durante a próxima edição da Conferência Internacional de Circuitos de Estado Sólido (ISSCC 2012), que acontecerÁ de 19 a 23 de fevereiro de 2012 em São Francisco, na Califórnia, idéias de como produzir em escala comercial, dispositivos de baixo custo dotados de interconexões chip-a-chip ópticas.

Vale ressaltar que não se trata de um tema que possa ser chamado de completamente novo para a indústria, uma vez que esforços nesta Área de tecnologia de “backplane” óptico vêm sendo trabalhados nos últimos anos. Recentemente, esses esforços levaram a discussões sobre o papel da óptica integrada para a comunicação chip-a-chip em placas de circuito impresso.

A tecnologia de comunicação chip-a-chip óptica é um meio para minimizar o gargalo de interconexão proveniente da miniaturização dos circuitos integrados resulta em um encapsulamento muito apertado dos canais de comunicação no processador, aumentando assim a capacitância parasitÁria e o atraso na propagação do sinal. Em outras palavras, o gargalo de interconexão é um sério obstÁculo para a evolução da computação.

Durante uma sessão organizada pela Broadcom, IBM, Intel, Universidade de Stanford, NEC e outras companhias, planejam rever o mais recente design de interconexão de circuitos ópticos, além de analisar as perspectivas para uso em aplicações de Entrada e Saída convencionais, e finalmente,  fornecer comparação com soluções à base de cobre e mapas de lançamentos associados.

Em virtude de não haver um consenso do setor sobre como se implementar as interconexões ópticas no chip, é muito cedo para falar sobre os protocolos, as taxas de dados ou detalhes de implementações.

A urgência para a utilização de novas tecnologias na intercomunicação no chip estÁ cada vez mais urgente, como é o caso do recém anúncio do PCI Express 4.0 – que se aproximarÁ dos 16 Gb/s por linha de comunicação – utilizando cobre, além do fato de que vÁrias empresas estão trabalhando em tecnologias de comunicação ainda mais velozes.  Além disso, as interconexões ópticas são pré-requisitos para um aumento da largura de banda em supercomputadores exascale.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções