Malwares imitam visual de softwares antivírus legitimos

A ameaça dos antivírus falsos jÁ foi abordada vÁrias vezes aqui no Adrenaline. Trata-se de um tipo de malware que, uma vez instalado no PC, exibe janelas de alerta como se fosse um antivírus real. No entanto, suas supostas detecções são todas falsas, forçando o usuÁrio a adquirir uma licença para removê-las.

Esse tipo de programa malicioso, no ano passado, representou cerca de 15% de todas as ameaças existentes. Até então, eles pareciam uma solução de segurança qualquer. Agora, alguns simplesmente copiam a interface de programas legítimos.


Não se engane! Esse NÃO é o Kaspersky Internet Security

Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe global de investigação e anÁlise da Kaspersky para a América Latina, descobriu um site especializado em espalhar esse tipo de malware falsificador. Ele não só imita a aparência dos produtos da Kaspersky, como também da Avira e Norton. Para realizar seus propósitos maliciosos, o site infectado instala um cavalo-de-troia na mÁquina da vítima, que, por sua vez, baixa os arquivos necessÁrios para falsificar a interface do malware.

JÁ imaginou ser infectado por um código malicioso capaz de imitar o antivírus que você tem instalado na mÁquina para tentar extorquir dinheiro ou roubar dados pessoais e números de cartão de crédito? Se a moda pegar, é mais um risco para o qual vai ser preciso atenção redobrada.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.