Radeon HD 7000 (Southern Islands) chega em janeiro com GDDR5 e não XDR2

De acordo com o pessoal do Nordichardware, a nova geração de GPUs da AMD, codinome Southern Islands, deverÁ ser apresentada oficialmente em Londres, no dia 5 de dezembro e 3 dias depois em Munique.

Pelo que se comenta nos bastidores, a escolha de Londres, deve-se ao fato de que os chips grÁficos da linha Radeon Mobility (voltada para portÁteis) possuem codinomes de localidades do Reino Unido. São eles: Thames, Chelsea, Heathrow e Wimbeldon. Comenta-se ainda que a linha para desktops serÁ lançada em janeiro de 2012.

A nova geração traz como grande novidade, a presença de litografia refinada em 28nm, possibilitando maiores clocks na GPU, além de um menor consumo de energia por Mhz.
Por falar em novidade, supostas fontes ligadas à AMD confidenciaram que o uso das badaladas memórias ultra rÁpidas XDR2 na linha Radeon HD 7900 foi descartado pela Advanced Micro Devices. Embora não se saiba com exatidão o motivo, comenta-se que o fator custo tenha sido a principal razão pela não utilização das memórias da Rambus. Assim, as VGAs intermediÁrias e tops continuarão a utilizar as GDDR5. Embora a combinação de GDDR5 com um bus de 256 bits provavelmente seja suficiente para a nova geração, a possibilidade de que a AMD venha a utilizar controladora de 512 bits na linha mais poderosa não estÁ totalmente descartada.

Outro destaque – e icógnita até o momento – diz respeito à nova arquitetura utilizada pela Southern Islands. SairÁ de cena (ao menos nos modelos mais poderosos) o VLIW5 e VLIW4 para entrar o Graphics Core Next (GCN). Por ser baseada no princípio de computação heterogênea, as futuras Radeons dão um salto tecnológico, saindo da quase exclusividade para o processamento grÁfico, e entrando em outros campos da computação moderna, ampliando assim o uso da GPU.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.