Índice do Artigo

Notícias

Enchente na Tailândia pode prejudicar vendas de placas gráficas

O quarto trimestre de 2011 ainda tem seis semanas e, depois disso, estaremos começando um novo e, espera-se, melhor ano no mundo da tecnologia. No começo de 2012 esperamos ver a recuperação da crise dos HDs causada pelas enchentes na Tailândia, o lançamento das placas de vídeo baseadas nos processos de fabricação de 28nm e suas respectivas versões para aparelhos móveis, o encaminhamento de diversos produtos para o Android 4.0, o aparecimento dos processadores Ivy Bridge e vÁrias outras novidades.


As enchentes atingiram a capital Bangcoc no final de outubro, mataram quase 500 pessoas e deixaram a economia do país em crise

Porém, nem tudo estÁ a salvo no universo tecnológico. Os fabricantes informam que a crise dos HDs jÁ estÁ afetando as vendas de componentes mais avançados. A Tailândia é uma das maiores fabricantes mundiais de HDs e a enchente que abalou o país prejudicou muito a produção. Como os preços aumentaram e o cliente não consegue comprar um HD mais recente, prefere esperar que o mercado se estabilize. Como o lançamento dos chips de 28nm estÁ atrasado, muitos preferem esperar ao chegada das séries Radeon HD 7000 e Geforce 600 para fazerem um upgrade que dure mais tempo.

Em sua conferência do terceiro trimestre de 2012, a Nvidia afirmou que a crise dos HDs não deve prejudicar muito suas vendas até o começo do ano que vem. As grandes produtoras ainda devem ter bons estoques porque tendem a comprÁ-los em grande quantidade para pagarem mais barato. No entanto, o preço nas vendas de mercado é outra história. No fim, alguns consumidores seriam forçados a esperar que os Hard Drives fiquem mais baratos para poderem realizar seus upgrades.

Muitos entusiastas americanos estão vendo vantagem em comprar seus primeiros SSDs, considerando que hoje por US$120 eles conseguem um SSD com bom desempenho e 120GB de capacidade. Então, enquanto os desenvolvedores de HDs estão lutando para voltar a fabricar peças na mesma quantidade que faziam antes das enchentes, o desastre se mostra como um benefício para os produtores de SSDs.

Produtores de placas de vídeo estão muito agradecidos a jogos como Battlefield 3 por catapultarem as vendas de GPUs, mas ao mesmo tempo a AMD e a Nvidia lamentam a impossibilidade de lançar os chips de 28nm no começo de 2012. Se fossem lançados ainda nesse período de férias, como hÁ alguns meses esperava-se que fosse acontecer, as vendas poderiam ser muito maiores.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções