MIT anuncia chip que pode atingir 1.000 Ghz!

Bomba de 1000 megatons na comunidade científica!

Cientistas do Departamento de Engenharia Elétrica e da Ciência da Computação (EECS) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), sacudiram a comunidade científica e da indústria do hardware, ao anunciarem o descobrimento de uma matéria capaz de prover de 500 a até 1.000 Ghz de velocidade para os futuros chips!


A matéria "milagrosa" atende pelo nome científico de Grafeno, descoberto em 2004 e que é uma espécie de composto de Átomos de carbono densamente unidos em estruturas que mais parecem os painéis das colméias de abelhas (cadeia aromÁtica policíclica de hidrocarbonetos), e que servem ainda como estruturas bÁsicas para alguns alótropos do carbono, tais como o grafite e os nanotubos de carbono.

O segredo em se conseguir velocidades tão absurdamente elevadas estÁ na condutividade elétrica do composto, que se dÁ de forma extremamente elevada, reduzindo a níveis desprezíveis a geração de calor.

Os professores assistentes do EECS, Tomas PalÁcios e Jing Kong, juntamente com os estudantes Han Wang e Daniel Nezich, construíram inclusive um protótipo de chip de Grafeno, capaz de multiplicar as freqüências dos sinais elétricos.

Segundo informaram os cientistas, enquanto que a atual tecnologia de multiplicar os clocks dos processadores gera ruído de sinal, necessitando considerÁveis filtros e energia, o chip de Grafeno utiliza apenas de um único transistor com saída cristalina, dispensando assim de filtros de eliminação de ruídos.

Palacios informou que a descoberta serÁ discutida em maio, durante o simpósio técnico-científico Electron Device Letters e jÁ adianta que os chips de Grafeno serão o futuro da computação pós-moderna, podendo chegar ao mercado dentro de 1 ou 2 anos.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.