Intel explica como o modelo de banda larga pré-paga pode beneficiar o Brasil

A Intel Brasil apresentou durante o Intel Editor's Day, na Praia do Forte, uma defesa sobre a importância do modelo de banda larga pré-paga para aumentar a penetração de internet rÁpida no país. O modelo, que busca diminuir o custo total de propriedade de uma conexão banda larga para pessoas físicas, jÁ foi utilizado com sucesso em países da Ásia e da África, que apresentavam problemas similares aos do Brasil para a universalização do acesso à internet.

O modelo de conexão pré-paga – amplamente adotado no país para a telefonia celular, correspondendo a cerca de 80% das conexões – ainda não foi adotado pelas operadores de internet fixa, mesmo com um histórico de sucesso em outros países. A adoção do modelo, combinada com o Plano Nacional de Banda Larga, poderia alavancar mais rapidamente a densidade de banda larga nas classes C e D.

"JÁ é sabido que o incremento da penetração de banda larga é proporcional a um aumento no PIB do país, segundo pesquisas do Banco Mundial" disse Fabio Tagnin, diretor de expansão de mercado da Intel Brasil. "Mesmo sendo o terceiro maior mercado mundial de PCs, um grande número de mÁquinas ainda não estÁ conectada à internet. Temos que estabelecer um plano nacional, abrangente e que considere múltiplas soluções para diminuir o custo total de se ter uma conexão banda larga em casa."

- Continua após a publicidade -

Pesquisas recentes da Intel mapearam o comportamento das classes C e D e sua relação com o PC. Nas regiões metropolitanas brasileiras, o acesso à Internet é praticamente universal – mesmo entre aqueles que não possuem computadores. Seja no trabalho, na casa dos amigos, ou em LAN Houses, o acesso à internet faz parte do dia-a-dia de 96% da classe C e 88% da classe D. Até mesmo nos lares em que não existe um computador, 93% dos brasileiros da classe C e D declaram acessar a internet regularmente, com 23% to total conectando-se diariamente.

- Continua após a publicidade -

As pesquisas também mostraram a grande sensibilidade desse segmento da população ao custo total de propriedade de uma conexão de banda larga. A expectativa de gasto mensal com internet é de R$ 30,00 a R$ 50,00 no mês. Segundo o UIT (União Internacional das Telecomunicações), o gasto com banda larga mensal per capita é de 4,58% no Brasil, contra 1,68% na Rússia e 0,5% nos países desenvolvidos. Os valores no Brasil são cinco vezes os do Japão; 2,7 vezes os da Rússia; e 2,5 os do México.

"Quando este consumidor busca um computador, ele estÁ procurando na verdade uma ferramenta de acesso à internet. Ele tem muito claro o quanto ele tem condições de investir, tanto na aquisição do equipamento quanto no orçamento mensal," explicou Tagnin. "A solução é reduzir o custo total de propriedade, ao mesmo tempo em que ampliamos a capacidade do consumidor de controlar seus gastos." 

JÁ muito acostumada com o modelo de acesso pré-pago, por conta do telefone celular, essa parcela da sociedade avalia o modelo com bons olhos. "O conceito é familiar, o consumidor sabe que estarÁ no controle do orçamento. O que eles desejam é um modelo onde eles possam pagar por dia de acesso, muito similar ao que a maioria jÁ faz com as LAN Houses. Com esse nível de controle do orçamento destinado à Internet, a conexão banda larga em casa torna-se uma realidade tangível muito rapidamente. É uma opção que complementaria o atual PNBL, dando maior liberdade para o consumidor."


Países como Indonésia, Índia, Tailândia e Turquia apostaram em um modelo de banda larga pré-paga com excelentes resultados, não somente no aumento da penetração de internet, mas também na lucratividade das operadoras. Na Índia, onde o modelo foi adotado, as companhias que aderiram à banda larga pré-paga registraram um aumento de 30% na receita.

"É um modelo que traz benefícios tanto para a sociedade quanto para o mercado de Telecom. Incluir a classe C e D no mundo digital não precisa ser oneroso ao mercado, nem ao consumidor. Ideias inovadoras e modelos comprovados em países com problemas similares ao Brasil devem ser levados em conta pelo mercado para acelerar o processo de universalização de banda larga.", concluiu.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Pedro Lima

    Pedro Lima

    Graduando de Jornalismo e Ed. Física, Pedro cresceu jogando videogames e futebol. Dividiu sua infância e adolescência com master-system, super nintendo, 486, k6-2, playstations e outros eletrônicos. Com eles aprendeu, além de gostar de games, tecnologia e ciência, a idolatrar Homer Simpson e Jaiminho, do Chaves.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.