Crackers destróem sistema de água em Illinois, nos Estados Unidos

Invasores conseguiram obter acesso ao software de controle usado por um sistema público de Água em Illinois, nos Estados Unidos, e operar uma bomba de Água até destruí-la. A partir do dia 10 de novembro, o equipamento começou a apresentar problemas sem explicação aparente, conforme documentos oficiais do governo.

A brecha explorada pelos crackers existia hÁ três meses, período no qual os operadores observaram pequenos bugs no acesso remoto ao sistema de comando das mÁquinas, informa o The Register. Os invasores, ainda desconhecidos, tinham endereços IP da Rússia.


Ainda segundo o site, os crackers conseguiram queimar uma das bombas de Água fazendo com que ela repetidamente ligasse e desligasse, tudo isso remotamente, através do SCADA (o software responsÁvel por controlar toda a atividade dos equipamentos).

Por enquanto, ainda não foram confirmadas ameaças à segurança pública ou outras atividades criminosas ligadas ao incidente. O Departamento de Segurança Interna e o FBI estão investigando o caso.

O ataque segue os moldes do Stuxnet, malware criado especialmente para se infiltrar nos sistemas SCADA e controlar equipamentos. Desde outubro, empresas de segurança têm também estudado o Duqu, código malicioso que herda elementos do Stuxnet e tem como propósito capturar dados importantes de entidades como fabricantes de sistemas de controle industrial.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.