Pesquisadores aumentam em dez vezes a capacidade de uma bateria

Um problema comum dos smartphones atualmente é a pouca duração da bateria, que dificilmente ultrapassa um dia inteiro. Mas alguns avanços significativos podem ocorrer, graças a pesquisadores da Northwestern University, em Chicago, nos Estados Unidos. Eles criaram uma bateria de íons de lítio que pode não só armazenar dez vezes mais energia, como carregar dez vezes mais rÁpido.



A chave do processo, conforme o professor Harold Kung, que liderou o estudo, é a velocidade do movimento dos íons posicionados entre as camadas de grafeno, que estÁ diretamente relacionada à rapidez do carregamento. Os pesquisadores, então, colocaram milhões de pequenos buracos de 20 nanômetros dentro dessas camadas, fornecendo uma espécie de atalho para os íons chegarem mais rapidamente ao próximo nível. Como resultado, as baterias "turbinadas" conseguiram sair do zero para a carga mÁxima em apenas 15 minutos.

Para aumentar a autonomia, os estudiosos inseriram pequenos aglomerados de silício entre cada porção de grafeno, aumentando a quantidade de íons de lítio que podem ser armazenados na bateria. Como eles são muito pequenos e o grafeno é flexível, foi possível usar essa técnica para aumentar a autonomia ao ponto de durar mais de uma semana.

Um problema é o rÁpido processo de degradação: após 150 cargas e descargas, as baterias sofreram uma queda de 50% nos aprimoramentos introduzidos, tanto no tempo de carga quanto na autonomia. Algo que pode ser arrumado até a chegada da tecnologia ao mercado jÁ que, conforme os estudiosos, isso só deve acontecer dentro de três a cinco anos.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.