Índice do Artigo

Notícias

GPU Mali-T658 da ARM será 10x mais veloz que a Mali-400

Se por um lado 9 entre 10 dispositivos portÁteis utiliza alguma versão de processador da ARM, como é o caso das linhas Cortex A9 e A8, por outro, a companhia ainda não conseguiu “emplacar” com tanto sucesso as suas GPUs no mundo dos dispositivos SoC.

Ciente desta condição, a ARM pretende mudar esse cenÁrio em um futuro próximo. A companhia lançarÁ no próximo ano o Mali-T604, primeira GPU a utilizar a promissora arquitetura Midgard, que ao que tudo indica, utilizarÁ pela primeira vez, shaders unificados.

Composta por até 4 núcleos/Stream Processors, cada core é uma combinação de dois pipes aritméticos e um de textura, embora a largura e a capacidade de cada um sejam desconhecidas. Os primeiros chips SoCs equipados com o Mali-T604 deverão chegar ao mercado no segundo semestre de 2012, em versões com litografia em 32/28nm. A ARM promete um poder de processamento de até 68 GFLOPS, marca impressionante para uma GPU para dispositivos tão diminutos.

No ano seguinte, em 2013, serÁ a vez da Mali-T658. Com status de grande estrela da ARM, a GPU serÁ baseada na segunda geração da arquitetura de shaders unificados Midgard, possuindo o dobro de pipes aritméticos por core, comparada à T604. Além disso, a GPU terÁ versões com até 8 núcleos/Stream Processors, com processo de fabricação em 32/28nm. A ARM promete um desempenho até 10 vezes superior em relação à versão intermediÁria da T604 (provavelmente a Mali-400).

A Samsung serÁ uma das principais parceiras da ARM a adotar a Mali-T658 em seus smartphones. Vale ressaltar, porém, que a GPU chegarÁ em um ambiente altamente concorrido, devendo brigar “palmo a palmo” com pesos pesados, como é o caso da GeForce presente na linha Tegra da NVIDIA, além da PowerVR da Imagination Technologies.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções