GPU Mali-T658 da ARM será 10x mais veloz que a Mali-400

Se por um lado 9 entre 10 dispositivos portÁteis utiliza alguma versão de processador da ARM, como é o caso das linhas Cortex A9 e A8, por outro, a companhia ainda não conseguiu "emplacar" com tanto sucesso as suas GPUs no mundo dos dispositivos SoC.

Ciente desta condição, a ARM pretende mudar esse cenÁrio em um futuro próximo. A companhia lançarÁ no próximo ano o Mali-T604, primeira GPU a utilizar a promissora arquitetura Midgard, que ao que tudo indica, utilizarÁ pela primeira vez, shaders unificados.

Composta por até 4 núcleos/Stream Processors, cada core é uma combinação de dois pipes aritméticos e um de textura, embora a largura e a capacidade de cada um sejam desconhecidas. Os primeiros chips SoCs equipados com o Mali-T604 deverão chegar ao mercado no segundo semestre de 2012, em versões com litografia em 32/28nm. A ARM promete um poder de processamento de até 68 GFLOPS, marca impressionante para uma GPU para dispositivos tão diminutos.

- Continua após a publicidade -

No ano seguinte, em 2013, serÁ a vez da Mali-T658. Com status de grande estrela da ARM, a GPU serÁ baseada na segunda geração da arquitetura de shaders unificados Midgard, possuindo o dobro de pipes aritméticos por core, comparada à T604. Além disso, a GPU terÁ versões com até 8 núcleos/Stream Processors, com processo de fabricação em 32/28nm. A ARM promete um desempenho até 10 vezes superior em relação à versão intermediÁria da T604 (provavelmente a Mali-400).

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.